Conteúdo da Notícia

Juízes das Varas de Família participam de encontro sobre Semana Nacional da Conciliação

Juízes das Varas de Família participam de encontro sobre Semana Nacional da Conciliação

Ouvir: Juízes das Varas de Família participam de encontro sobre Semana Nacional da Conciliação

A coordenadora da Central de Conciliação do Fórum Clóvis Beviláqua, juíza Jane Ruth Maia de Queiroga, esteve reunida, nessa terça-feira (18/10), com magistrados das Varas de Família e Sucessões de Fortaleza. O objetivo foi planejar a participação das unidades judiciárias na Semana Nacional de Conciliação, que será realizada de 28 de novembro a 2 de dezembro deste ano.
No encontro, a juíza, responsável pela coordenação do evento no âmbito do 1º Grau da Comarca da Capital, buscou motivar os magistrados para alcançar o objetivo proposto pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de superar os resultados obtidos nos anos anteriores. ?O número de novas ações está sempre crescendo e, por isso, precisamos constantemente elevar a quantidade de acordos e processos solucionados. Mas, contando com o engajamento de todos, podemos alcançar ótimos resultados, ajudando assim a disseminar a cultura de pacificação social?, afirmou.
Práticas de conciliação desenvolvidas individualmente pelas unidades judiciárias também foram destacadas durante a reunião. ?A partir de levantamento, identificamos que a maioria das varas já realiza seus próprios mutirões ou dedicam dias específicos à conciliação. Devemos compartilhar essas iniciativas, para que a partir delas possam surgir boas ideias e sugestões a serem disseminadas?.
Segundo a coordenadora, as conciliações reduzem o tempo de espera para a solução do litígio e evitam a judicialização dos conflitos. ?Nas Varas de Família, em especial, a conciliação traz um efeito benéfico muito importante, pois promove o restabelecimento de vínculos e o resgate da harmonia entre os membros da família?.
Nesta quarta-feira (19/10), a coordenadora se reunirá com juízes das Varas Cíveis. Na quinta-feira (20/10), será a vez dos titulares dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais.