Conteúdo da Notícia

Coordenadoria da Mulher do TJCE promove terceira reunião para fortalecer o combate à violência doméstica

Ouvir: Coordenadoria da Mulher do TJCE promove terceira reunião para fortalecer o combate à violência doméstica

Pelo terceiro mês consecutivo, a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) promoveu encontro virtual com magistrados, que atuam na Capital e no Interior, para tornar mais célere e efetiva a proteção da mulher no Estado, por meio de ações e projetos apresentados. A reunião virtual, que ocorreu na última sexta-feira (18/06), contou com a participação de 50 profissionais.

Conduzido pela desembargadora Marlúcia de Araújo Bezerra, presidente da Coordenadoria da Mulher do TJCE, o encontro promoveu três palestras, ministradas pelos juízes César Morel, que expôs o projeto “Paz em Casa”, implementado há vários anos na Comarca de Maracanaú, onde ele atua como titular da 3ª Vara Criminal; Tiago Dias, do Juizado auxiliar da 11ª Zona Judiciária, que discorreu acerca do projeto “Proteção na Medida”, de sua autoria; e Elton Gurgel, coordenador da Central de Alternativas Penais da Comarca de Fortaleza, que fez a apresentação de ações de combate à violência doméstica, pelas quais é responsável.

Durante a reunião, foram divulgadas as boas práticas para estimular a troca de experiências entre os magistrados no enfrentamento à violência doméstica. Também foram ouvidas as demandas dos juízes para melhoria da prestação da tutela jurisdicional.

“Os encontros com os magistrados sempre são muito produtivos para o fortalecimento do combate à violência doméstica e familiar contra a mulher”, enfatizou a desembargadora. Atuando como organizadora do evento, a juíza Teresa Germana Lopes de Azevedo, titular do 2º Juizado da Mulher de Fortaleza, destacou que “a cada reunião concretizamos novos projetos e constatamos as boas práticas desenvolvidas em várias comarcas do Interior do Estado”.

A reunião promove a formação continuada, especificamente, para os profissionais que julgam processos sobre violência contra a mulher no Ceará. O evento contou com a participação da coordenadora do “Projeto Fazendo Justiça” do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Nádia Furtado Bortolotti.