Conteúdo da Notícia

Coordenadora do Prost e membros da Diretoria do Fórum se reúnem para discutir as ações do programa

Coordenadora do Prost e membros da Diretoria do Fórum se reúnem para discutir as ações do programa

Ouvir: Coordenadora do Prost e membros da Diretoria do Fórum se reúnem para discutir as ações do programa

A coordenadora do Programa de Saúde do Trabalhador (Prost) da Universidade de Fortaleza (Unifor), psicóloga Patrícia Passos, participou de reunião na manhã desta terça-feira (04/12), com membros da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB) para tratar das ações que vêm sendo realizadas com os servidores desde 2016. Além disso, também foi apresentado o planejamento de novas iniciativas que pretendem ser desenvolvidas no ano de 2019.
O Prost é realizado por meio de convênio entre a Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua e o curso de Psicologia Unifor. O objetivo é favorecer o desenvolvimento de relações saudáveis no ambiente de trabalho e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos servidores lotados no Fórum e Juizados Especiais de Fortaleza.
Ao longo desses dois anos, foram realizadas dinâmicas de grupos com servidores envolvendo temas como Aposentadoria: um novo começo; oficinas de liderança, motivação, comunicação, mediação de conflitos, controle emocional e planejamento; trabalho em equipe, comprometimento e produtividade; além de fortalecimento de vínculo e acolhimento de servidores que estão passando por algum problema psicológico e/ou crise.
A supervisora da Secretária Judiciária II, Lia Gomes, que atende da 1ª à 9ª Varas de Família, destacou que na referida unidade o Prost foi muito relevante, pois abordou a importância do trabalho desempenhado no local e sua relevância para a sociedade, além de tratar dos direitos e deveres dos servidores e dos comportamentos que devem ser seguidos no ambiente de trabalho.
Também foram feitas oficinas para os oficiais de Justiça e motoristas no que diz respeito à importância das funções que são desempenhadas por eles, abordando também a postura ética profissional e estratégias para o enfrentamento das dificuldades diárias.
Durante a reunião, a coordenadora do projeto, Patrícia Passos, afirmou que a iniciativa já está bastante conhecida entre os servidores do Fórum, inclusive alguns participantes estão presentes em mais de uma ação. “Nosso foco é promover uma melhoria na saúde e qualidade de vida do trabalhador, tocando em questões relacionadas com o âmbito profissional e dando a possibilidade de discutir sobre tudo aquilo que adoece e causa sofrimento nestes trabalhadores, deixando de ser um sofrimento individual e passando a ser uma reflexão em grupo”, destacou.
LANÇAMENTO DE CARTILHA
Nesta quinta-feira, dia 6, às 10h, será lançada a “Cartilha sobre Promoção de Saúde e Qualidade de Vida”, no Auditório Agenor Studart. A cartilha já se encontra na intranet do FCB onde pode ser baixada e visualizada por todos os servidores e magistrados.
A cartilha aborda temas como: sinas de sofrimentos relacionados ao trabalho (criativo, patogênico, ansiedade, medo, desconfiança, comportamentos desviantes), além de patologias que podem ocorrer em decorrência das atividades como: estresse laboral, burnout (estresse crônico), uso de álcool e drogas, depressão, assédio moral e sexual.
No documento também é possível que os servidores consultem dicas de saúde e qualidade de vida, entre elas como cuidar de si e manter um equilíbrio entre trabalho, família e lazer. Aborda também a importância da prática de atividade física e da qualidade do sono e outros sentimentos que devem facilitar as dificuldades encontradas: otimismo, autoestima, cultivo de amizades verdades, valorização da equipe e da coletividade.
PLANEJAMENTO PARA 2019
O Prost, em parceria com o Fórum Clóvis Beviláqua, pretende no ano de 2019 aumentar ainda mais as atividades. Serão realizadas oficinas de escutas e aplicação do Protocolo de Avaliação de Risco no Trabalho (Proart), além de uma possível estruturação de um plantão psicológico dentro do Fórum Clóvis Beviláqua. Atualmente os atendimentos envolvendo as estagiárias de psicologia da Unifor acontecem no Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami).