Conteúdo da Notícia

Comunidade pede ajuda: Chuvas deixam Santana do Acaraú em situação preocupante

Ouvir: Comunidade pede ajuda: Chuvas deixam Santana do Acaraú em situação preocupante

30.04.09
A situação em Santana do Acaraú (a 229 Km de Fortaleza ) é preocupante em virtude das chuvas torrenciais que assolam o município. Um dos motivos que mais contribuem para a gravidade da situação é o fato de que o Rio Acaraú está com um grande volume dágua que é proveniente das chuvas e de diversos açudes e barragens que desembocam em seu leito.
Segundo relatos, a água invadiu casas construídas nas margens do rio e muitas famílias já foram removidas, embora algumas relutem em sair de suas casas. Há crianças e idosos doentes, em locais nos quais só é possível chegar de canoa. De acordo com a Secretaria da Ação Social, na última contagem feita, havia 600 pessoas abrigadas em escolas públicas, associações de moradores, sindicatos etc. Entretanto, além das famílias desabrigadas, há muitas outras ilhadas, sem a mínima condição de saírem de suas casas e, conseqüentemente, sem acesso a alimentos e medicamentos. Há casos em que nem mesmo de barco é possível chegar até às famílias, só restando a solução do transporte aéreo. Apesar de não haver registros de dengue, a leptospirose e a hepatite são ameaças constantes.
De acordo com a juíza de Santana do Acaraú, Solange Holanda, o município ainda tem medicamentos, precisando, por enquanto, apenas de antibióticos (Amoxilina), mas os alimentos estão em pouca quantidade. ?Como há crianças e bebês, é preciso providenciar muitas fraldas, cobertores, lençóis, colchões, redes. Ontem (28/04), a administração municipal reuniu a sociedade civil e, nesta reunião, surgiu a idéia de disponibilizarmos um número de conta bancária, na qual as pessoas, inclusive os filhos da terra que estão em outras cidades, poderiam contribuir?, destaca a juíza.
As doações podem ser feitas na seguinte conta:
Conta é 13.750-2
Agência 2594-1, do Banco do Brasil.