Conteúdo da Notícia

Compromisso com a população cearense é fortalecido durante posse de 14 novos juízes do TJCE

Ouvir: Compromisso com a população cearense é fortalecido durante posse de 14 novos juízes do TJCE

Pensando em assegurar uma prestação de serviços cada vez melhor para a população cearense, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) empossou, nesta sexta-feira (12/01), 14 novos juízes. A cerimônia aconteceu na Escola Superior da Magistratura (Esmec) e foi conduzida pelo desembargador Abelardo Benevides Moraes, presidente do TJCE, com transmissão ao vivo pelo YouTube. “São, doravante, magistrados”, declarou o chefe do Judiciário cearense.  

O desembargador Washington Araújo, presidente da Comissão Organizadora do Concurso e designado pela Presidência, proferiu o discurso de boas-vindas em nome do TJCE. “Fui invadido por um sentimento de recordação. Veio à mente a minha própria imagem e dos demais colegas de concurso há 32 anos, quando participamos da cerimônia de iniciação”. E comparou os julgadores aos educadores, cuja principal pilastra é o exemplo. “Bem-vindos a judicatura, a exerçam conscientes de perseguir nada menos do que a excelência na prestação jurisdicional”, aconselhou. 

Rodrigo Santos Vale, que atuará na Comarca de Paraipaba, falou em nome dos juízes empossados e ressaltou a importância do trabalho assumido em prol dos cidadãos. “Seremos gestores de sofrimentos e dores. O nosso compromisso é que essa consciência nunca será esquecida. Hoje há 14 vidas que se reúnem após anos de espera e o motivo dessa reunião são os jurisdicionados do Ceará”. 

SONHO REALIZADO 

Ana Paula Hessmann ressaltou que a posse “é a concretização de um objetivo de longa data e o início de uma grande jornada”. A magistrada representou os colegas no juramento de posse, no qual os novos juízes prometeram fazer cumprir as constituições Federal e Estadual, bem como as leis que regem o país. 

Para Valdir Vieira Júnior, que atuou como defensor público por 13 anos, a posse como juiz representa a realização de um sonho profissional. “É assumir um compromisso com o bem-estar das pessoas, de poder trabalhar com a Justiça. É uma nova etapa, que traz a sensação de dever cumprido, com a oportunidade de fazer cada vez mais pelos jurisdicionados”. 

AUTORIDADES PRESENTES 

Além do chefe do Poder Judiciário e do presidente da Comissão Organizadora do Concurso, compuseram a mesa os desembargadores Heráclito Vieira de Sousa Neto, vice-presidente do TJCE; Maria Edna Martins, corregedora-geral da Justiça do Ceará; Raimundo Nonato Silva Santos, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e Luciano Lima Rodrigues, diretor da Esmec, entre outros integrantes do Pleno do TJCE.  O procurador-geral da Justiça do Ceará, Haley Carvalho Filho, o juiz federal Agapito Machado, da 21ª Vara da Justiça Federal no Ceará, e as juízas Solange Menezes Holanda, diretora do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), e Helga Medved, vice-presidente da Associação Cearense dos Magistrados (ACM), também participaram.

Presentes, ainda, os desembargadores José Tarcílio Souza da Silva, Maria de Fátima de Melo Loureiro, Sergio Luiz Arruda Parente, Joriza Magalhães Pinheiro, Carlos Augusto Gomes Correia, Silvia Soares de Sá Nóbrega, Vanja Fontenele Pontes e José Lopes de Araújo Filho, além dos juízes convocados Cleide Alves de Aguiar, Maria Regina Oliveira Câmara e Paulo de Tarso Pires Nogueira. A juíza Ana Carolina Montenegro Cavalcanti, supervisora do Núcleo Permanente de Apoio às Comarcas do Interior (Nupaci), também compareceu.

Participaram da sessão virtualmente os desembargadores Fernando Luiz Ximenes Rocha, Maria Iracema do Martins Vale, Gladyson Pontes, Darival Beserra Primo, Paulo Aírton Albuquerque Filho, Tereze Neumann Duarte Chaves, Lira Ramos de Oliveira, Marlúcia de Araújo Bezerra, Henrique Jorge Holanda Silveira, Maria do Livramento Alves Magalhães, José Ricardo Vidal Patrocínio, José Evandro Nogueira Lima Filho, Maria Ilna Lima de Castro, Andréa Mendes Bezerra Delfino, André Luiz de Sousa Costa.

NOVOS SERVIDORES 

Ainda nesta sexta-feira, no início da tarde, o TJCE empossou 29 novos servidores. Clique AQUI para conferir.