Conteúdo da Notícia

Comissões do TJCE e OAB-CE se reúnem com presidente para promover melhorias em acessibilidade

Ouvir: Comissões do TJCE e OAB-CE se reúnem com presidente para promover melhorias em acessibilidade

A Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CDDPD) da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará (OAB-CE) se reuniram nesta terça-feira (19/09) com o presidente do Judiciário, desembargador Abelardo Benevides Moraes. Na ocasião, foram discutidas melhorias para que o Judiciário continue avançando na garantia da acessibilidade e da inclusão para as pessoas com deficiência (PCD).

O presidente do TJCE ressaltou que “tratar com dignidade todas as pessoas é uma preocupação antiga do Judiciário e que sempre há espaço para melhorar as condições. No próximo mês de outubro, por exemplo, deverá ser iniciada uma grande reforma no prédio do Fórum Clóvis Beviláqua, que deverá durar cerca de um ano e que atenderá diversas demandas arquitetônicas de acessibilidade.”

“Foi uma reunião muito boa. A OAB trouxe algumas ponderações, além do ânimo e da vontade de participar das ações no Tribunal de Justiça. O presidente também se comprometeu nesse aspecto de juntar forças e de ouvi-los. Acredito que a gente vai fazer uma parceria muito profícua”, afirma o Supervisor da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJCE, juiz Gúcio Carvalho Coelho.

Também estiveram presentes no encontro a diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, Solange Menezes Holanda; o oficial de justiça e membro da comissão do TJCE, Daniel Melo de Cordeiro; e o gerente do Núcleo de Apoio às Comissões e também membro da comissão, Francisco Marcelo Fontenele Braga. Pela OAB, participaram o presidente e a vice-presidente da CDDPD, Emerson Damasceno e Cristina Rocha; e os membros da diretoria da comissão Rosette Lopes, Fabiana Farah e Maurício Lima.

“A gente discutiu várias pautas visando garantir mais acesso à Justiça para pessoas com deficiência e seus familiares em relação não apenas a inclusão, mas a acessibilidade também”, pontuou Emerson Damasceno, destacando a importância do encontro no contexto da campanha “Setembro Verde”, criada para marcar o mês de luta pela inclusão das pessoas com deficiência.

Ao final do encontro, Fabiana Farah elogiou o interesse do TJCE em ouvir as demandas da comissão. “Pra gente é um privilégio ser recebido aqui, com essa abertura, para sermos ouvidos de verdade. A gente tem muitos ‘sim’, mas não com essa disposição. É isso que muitas vezes nos falta”, disse.