Conteúdo da Notícia

Comissão Judiciária de Adoção Internacional promove natal para crianças acolhidas

Ouvir: Comissão Judiciária de Adoção Internacional promove natal para crianças acolhidas

Oferecer uma oportunidade de convivência social, trazendo alegria e inclusão a crianças e adolescentes, que estão sob medida protetiva em acolhimento institucional e em casas lares de Fortaleza, é um dos objetivos da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai). Por isso, nessa quarta-feira (14/12), ela promoveu o natal para crianças acolhidas na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).

A iniciativa, intitulada “Coração Acolhedor. Doe com Amor”, proporcionou a interação, através de atividades culturais e recreativas, com participação do Papai Noel e a entrega dos presentes solicitados através de cartinhas, escritas pelas próprias crianças. Entre eles, roupas, sapatos e brinquedos.

Para a madrinha do Programa de Apadrinhamento das Varas da Infância e Juventude do Fórum Clóvis Beviláqua, Fernanda Cabral, “essa ação tem uma importância imensa sobre a autoestima dessas crianças. Primeiro, porque elas fazem uma cartinha, cheias de esperanças de ganhar o que têm vontade, mas que está longe do alcance delas. Elas sentem que são queridas e esse momento resgata o amor próprio delas”.

Iniciativa distribuiu roupas, sapatos e brinquedos para crianças e adolescentes acolhidos

Para a servidora do Tribunal, Simone Tavares, “a mobilização de colaborar com o Natal de pessoas que não possuem família é tão gratificante que nada me deixa tão feliz e realizada, como um sorriso sincero das crianças e adolescentes. Saber que tiveram um momento de confraternização é extremamente satisfatório ante o mínimo doado. Só tenho a aplaudir e espalhar ao máximo essa semente de doação”.

A iniciativa conta com o apoio da Corregedoria-Geral de Justiça, Associação Cearense de Magistrados (ACM), Coordenadoria das Varas da Infância e Juventude da Comarca de Fortaleza, SindJustiça Ceará, Esmec, Ministério Publico, Defensoria Pública, Secretaria de Proteção Social do Ceará, Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social de Fortaleza, ONGs de apoio à Adoção Acalanto Fortaleza e Rede Adotiva, além de outros benfeitores da sociedade civil.

CEJAI
A Comissão é responsável pela habilitação dos candidatos à adoção internacional e de cursos de capacitação para pretendentes a adoção das Comarcas do Interior do Ceará. O procedimento adoção é deferido por um dos juízes das Varas da Infância e da Juventude, após a aprovação do processo de habilitação administrativa na Cejai. Ela já concluiu a adoção de crianças e adolescentes para a França, Alemanha, Itália, Irlanda, Espanha, Portugal e Suíça.

Agenda2030