Conteúdo da Notícia

Começa programação da Semana do Servidor no Judiciário com palestra sobre trabalho e vida pessoal

Ouvir: Começa programação da Semana do Servidor no Judiciário com palestra sobre trabalho e vida pessoal

O Poder Judiciário cearense iniciou, nesta segunda-feira (23/10), a Semana do Servidor do Judiciário cearense, com o tema “Cuidando de si para melhor viver e servir”. Com esse objetivo, servidores(as) acompanharam a palestra híbrida da filósofa, psicanalista e poeta Viviane Mosé, na Escola Superior da Magistratura do Estado (Esmec), que tratou sobre “Harmonizando o Trabalho e a Vida Pessoal: A Jornada para uma Carreira Satisfatória e uma Vida Plena”.

Na abertura das atividades, o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides Moraes, ressaltou a importância de integrar todos os servidores e servidoras à instituição, como forma de potencializar o trabalho e a trajetória pessoal de cada um. “Sempre idealizei esta oportunidade, pelo apreço e valor que tenho pelos servidores e o serviço público, como reconhecimento ao seu papel no Judiciário e por entender que a palavra-chave da nossa atuação é ‘pertencimento’. Temos que trabalhar juntos, em harmonia, procurando sermos eficientes e céleres, atendendo aos reclames da sociedade. Aprendi, em meus 40 anos de magistratura, que a prestação de serviços eficiente é feita pelo trabalho de cada um de nós, seja na área Administrativa ou Judiciária”.

O secretário da SGP do TJCE, Felipe Mourão, destacou a conexão entre saúde e trabalho: “Iniciamos com essa palestra justamente para tratar da questão do equilíbrio que devemos ter entre a vida pessoal e a profissional, que se reflete diretamente no nosso dia a dia, já que não conseguimos trabalhar bem se não cuidarmos da nossa saúde. Queremos com essas atividades que as pessoas voltem o olhar também, para além do trabalho em si, para a própria saúde, de modo que possam realizar um bom trabalho e ter uma qualidade de vida. Por isso vamos reforçar durante a semana o Programa Vida em Equilíbrio, iniciado em maio deste ano, com o engajamento crescente.”

Durante a palestra, a professora Viviane Mosé pontuou a necessidade de atenção para os cuidados com a saúde mental . “Vou falar sobre uma palavra que ouvi aqui: ‘pertencimento’. Pertencimento é a palavra mais importante da saúde psíquica, que te ajuda a quebrar o isolamento e a promover o aceitamento. Ninguém está sozinho e um olhar pode salvar o mundo. Estamos saindo de uma materialidade que prioriza o ter, para um lugar honesto e verdadeiro, de afeto”.

Prestigiaram presencialmente a palestra o vice-presidente do TJCE, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto; a ouvidora-geral do Judiciário estadual, desembargadora Joriza Magalhães Pinheiro; a diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, juíza Solange Menezes Holanda; secretário-geral Administrativo, Sérgio Mendes; secretário-geral Judiciário, Nilsiton Aragão; secretário Judiciário de 2º Grau, Daniel Costa Teles; secretário Judiciário de 1º Grau, Marcelo Bezerra de Moura Fontenele; e a coordenadora do Juizado da Infância e Juventude de Fortaleza, juíza Mabel Viana.

A programação prossegue até a próxima sexta-feira, dia 27, com várias atividades para os servidores(as)

Também estiveram presentes os secretários Pedro Sampaio (Administração e Infraestrutura); Rafaella Lopes Ferreira (Planejamento e Gestão); Marcus Coelho (Finanças); Denise Norões (Tecnologia da Informação); coordenadora-geral do Promojud, Roberta Jucá; Ilo Santiago Jr. (chefe da Assessoria de Comunicação) e Silvio Pereira (chefe da Assessoria de Cerimonial).

PROGRAMAÇÃO

A Semana do Servidor é um conjunto de ações em comemoração ao Dia do Servidor, celebrado em 28 de outubro, para valorizar e homenagear os colaboradores(as) do Poder Judiciário do Ceará.

Neste ano, a programação inclui atividades direcionadas à promoção de qualidade de vida pessoal e de trabalho, com serviços de saúde e bem-estar para os servidores do TJCE. Para conferir a programação completa de palestras, oficinas, vivências e atividades físicas ofertadas durante a semana, clique AQUI.

Agenda2030