Conteúdo da Notícia

Comarca de Itapajé ganha novo fórum para aprimorar atendimento da Justiça à população

Comarca de Itapajé ganha novo fórum para aprimorar atendimento da Justiça à população

Ouvir: Comarca de Itapajé ganha novo fórum para aprimorar atendimento da Justiça à população

Em continuidade às ações de aprimoramento do atendimento à população nas comarcas do Interior do Estado, o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Gladyson Pontes, inaugurou nesta quarta-feira (12/12), o novo Fórum da Comarca de Itapajé, distante 145 km de Fortaleza. O espaço, com área de 1.692,04 m², foi construído dentro dos modernos padrões de conforto, acessibilidade e segurança.
Durante a solenidade, o desembargador afirmou que “o Tribunal tem empreendido política de melhoria das unidades judiciárias. Estamos entregando esse Fórum com instalações adequadas, que proporcionará condições de trabalho dignas, além de atendimento humanizado à população. Tenho certeza que a próxima Gestão, que terá à frente o desembargador Washington Araújo, dará continuidade à essa salutar iniciativa.”
Para a diretora do Fórum, juíza Juliana Porto Sales, que é titular da 1ª Vara, a nova estrutura comporta o volume de processos que tramitam na Comarca. “Atualmente são cerca de 9.500 processos, divididos nas duas Varas. Essa ampliação beneficiará não só o jurisdicionado, mas também as instituições que compõem o Sistema de Justiça, como o Ministério Público, Defensoria Pública e Advocacia, que terão espaços adequados. O ganho é considerável e certamente vai impactar na produtividade porque proporcionará mais conforto, tanto para o servidor como para as pessoas que serão melhor atendidas.”
O prefeito do Município, Dimas Cruz, falou sobre a importância do novo equipamento. “Fico feliz com esse novo prédio. Antes, o Fórum era localizado em uma rua estreita e congestionada, mas agora, nesta nova localização, os itapajeenses serão os maiores beneficiados”.

A Comarca de Itapajé pertence à Entrância Intermediária (médio porte) e está localizada na Região Norte do Ceará. A população do Município é de 52.240 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme o Departamento de Engenharia do Tribunal, a obra foi iniciada em novembro de 2017 e concluída no início deste mês de dezembro.
OUTRAS MELHORIAS
O Tribunal de Justiça também reformou os prédios de Independência (residência oficial de juiz que passou por adaptações) e Santa Quitéria (com reforma de duas residências oficiais). Além disso, houve reforma em prédio onde funciona o Fórum de Iracema, proporcionando melhorias nos serviços judiciais.
Também receberam melhorias os edifícios de Sobral, Iguatu, Saboeiro, Quixadá, Juazeiro do Norte e Itaitinga. Os procedimentos em Maracanaú (Região Metropolitana de Fortaleza) estão sendo executados.
Confira as fotos da inauguração na galeria.