Conteúdo da Notícia

Com mais de 15 mil ações julgadas em 2020, Câmaras de Direito Privado apresentam incremento da produtividade

Ouvir: Com mais de 15 mil ações julgadas em 2020, Câmaras de Direito Privado apresentam incremento da produtividade

Os colegiados das quatro Câmaras de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) julgaram, em 2020, 15.446 processos, 4.234 a mais se comparado ao ano de 2019, o que representa aumento de 37,7%. Os dados foram contabilizados compreendendo os meses de janeiro a dezembro. Do total, 13.023 ações foram julgadas por videoconferência, sistema adotado pelo Judiciário em razão da pandemia do novo coronavírus. As sessões presenciais somaram um total de 2.423 julgados.

A 1ª Câmara de Direito Privado julgou 1.191 processos, sendo 1.001 em meio virtual. À frente da Presidência do colegiado está o desembargador Emanuel Leite Albuquerque. Compõem a Câmara os desembargadores Vera Lúcia Correia Lima, Heráclito Vieira de Sousa Neto e Francisco Mauro Ferreira Liberato. Os trabalhos são coordenados pela servidora Lia Karam Soares. Os magistrados se reúnem às quartas-feiras, com início às 13h30.

Já a 2ª Câmara totalizou 5.411 julgamentos (4.391 virtuais e 1.020 presenciais). As sessões ocorrem às quartas-feiras, a partir das 8h30, e tem à frente o desembargador Francisco Darival Beserra Primo. Os desembargadores Carlos Alberto Mendes Forte, Francisco Gomes de Moura e Maria de Fátima de Melo Loureiro compõem o colegiado. A servidora Maria do Socorro Loureiro de Oliveira Maia é a coordenadora.

Ainda com relação a 2020, os desembargadores da 3ª Câmara de Direito Privado julgaram um total de 2.985 processos, sendo 2.549 de forma virtual. O colegiado se reúne às quartas-feiras, a partir das 8h30, sob a presidência da desembargadora Maria Vilauba Fausto Lopes. Compõem o órgão os desembargadores Lira Ramos de Oliveira, Francisco Luciano Lima Rodrigues e José Ricardo Vidal Patrocínio. A Coordenadoria tem à frente o servidor Bruno Pinheiro Jucá.

Já a 4ª Câmara de Direito Privado julgou 5.859 processos. O presidente é o desembargador Francisco Bezerra Cavalcante, que se reúne às terças-feiras, com início às 8h30, na presença dos desembargadores Durval Aires Filho, Francisco Bezerra Cavalcante, Raimundo Nonato Silva Santos e Maria do Livramento Alves Magalhães. O servidor Marcel Benevides dos Santos coordena os trabalhos.

SEÇÃO DE DIREITO PRIVADO
Os magistrados integrantes das três Câmaras de Direito Privado formam a Seção de Direito Privado, que se reúne na última segunda-feira de cada mês, a partir das 8h30. O colegiado, presidido pela desembargadora Vera Lúcia Correia Lima, julgou, em 2020 um total de 71 processos.

A Seção é responsável por apreciar petições; ação rescisória; embargos infringentes; embargos de declaração; agravo regimental; procedimento comum; incidente de uniformização; agravo; conflito de competência e incidente de resolução de demandas.

Matéria relacionada:
Câmaras de Direito Público do TJCE julgam cerca de 12 mil processos em 2020