Conteúdo da Notícia

Cerco fechado aos baderneiros

Ouvir: Cerco fechado aos baderneiros

14.09.2010 Gol
Projeto do Ministério Público e da Federação Cearense de Futebol (FCF) prevê que torcedores de organizadas usem uma carteira especial para entrar em estádios a partir de 2011
Emmanuel Macêdo
Apartir de 2011 integrantes de torcida organizada terão de portar uma carteirinha especial para entrar nos estádios de Fortaleza, como medida de combate à violência no futebol cearense. A informação foi antecipada pelo promotor de Justiça Rinaldo Janja, responsável pelo Núcleo do Desporto e
Defesa do Torcedor do Ministério Público Estadual.
Na última quinta-feira, o promotor esteve reunido com o presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio, para discutir medidas sobre a implementação e fiscalização do Estatuto do Torcedor nos jogos de futebol em Fortaleza. Janja revelou ao O POVO, com exclusividade, que, além dos cadastros de integrantes, a torcida terá de oferecer carteirinha aos seus sócios.
O documento deverá ser utilizado para identificação na entrada nos estádios. ?Ainda estamos estudando a melhor forma de colocar isso em prática. A carteirinha terá um custo ao torcedor, claro, mas nosso controle é bem maior?, explica.
De acordo com o Estatuto do Torcedor, a torcida organizada tem obrigação de manter um cadastro de seus sócios com, no mínimo, nome completo, fotografia, filiação, número do registro civil, CPF, data de nascimento, estado civil, profissão, endereço completo e escolaridade. Apesar de o primeiro Estatuto do Torcedor ter sido sancionado em 2003, a lei nunca foi colocada em prática. Um sistema seria desenvolvido pela FCF em conjunto com o MP e oferecido às torcidas para realizarem o cadastro de seus membros, cumprindo a legislação, que no mês passado se tornou mais rigorosa.
O promotor explicou que a princípio a participação da Secretaria de Esporte e Lazer do Município (Secel) será maior, já que o estádio Presidente Vargas é que será utilizado a partir de 2011, com o fechamento do Castelão para as reformas para a Copa do Mundo de 2014. ?Ainda estamos no começo e vamos ter mais reuniões para outras decisões a respeito?, diz Janja.
De acordo com o presidente da FCF, Mauro Carmélio, o projeto ?Torcedor Cidadão?, que tem a carteirinha como um de seus pontos, já foi apresentado para as polícias Militar e Civil e foi aprovado. Além da Secel, a Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) também apoia.
Não há certeza sobre a ampliação do uso da carteirinha. A princípio, apenas os torcedores filiados às organizadas devem ter o documento. O objetivo é ter mais controle sobre os torcedores baderneiros.