Conteúdo da Notícia

Cejai discute a implantação do  Projeto “Estreitando Laços”

Cejai discute a implantação do Projeto “Estreitando Laços”

Ouvir: Cejai discute a implantação do Projeto “Estreitando Laços”

A Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) promove, nesta quinta-feira (14/05), às 9h, reunião com representantes da Secretaria Municipal do Trabalho Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra) e da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará (STDS).

O encontro, que será realizado no Plenário da 3ª Câmara Cível do TJCE, debaterá o projeto “Estreitando Laços”, destinado a acompanhar a realidade de crianças e adolescentes abrigadas.

Serão discutidas sugestões para reduzir o tempo de acolhimento institucional infantojuvenil, buscando favorecer a reinserção na família natural, em famílias extensivas (tios, avós, primos, padrinhos) ou em famílias acolhedoras.

Também será debatido o recrutamento e a qualificação de voluntários, entre universitários da área de Humanas, para atuar junto ao projeto, buscando fortalecer os vínculos familiares.

Conduzida pela presidente da Cejai, desembargadora Lisete de Sousa Gadelha, a reunião será um desdobramento do encontro realizado com a primeira-dama do Estado, Onélia Leite, no último dia 11, no TJCE. Na ocasião, foram discutidas ações voltadas para crianças e adolescentes em situação de acolhimento e vulnerabilidade social.

Para a desembargadora Lisete Gadelha, é preciso dar celeridade aos processos de adoção. “Nós pretendemos agilizar porque a adoção tardia finda trazendo prejuízos sociais, psicológicos e materiais ao adotado”, afirmou.

CINEMA

Nesta quinta-feira (14/05), a Cejai vai promover mais uma tarde de lazer no cinema. Ao todo, 36 adolescentes de três instituições (Nossa Casa, Renascer e Acolhimento 1) assistirão ao filme “Os Vingadores 2 – A Era de Ultron” em 3D. A sessão será às 14h, no Shopping Benfica.

Na semana passada, 23 crianças da Casa Abrigo já assistiram ao filme “Cada um na sua casa”. O objetivo da Cejai é beneficiar 120 meninos e meninas com a ação, fruto de parceria com o shopping e o Sindiônibus.