Conteúdo da Notícia

Campanha realiza cerca de mil atendimentos e aumenta procura no Cadastro de Adoção

Campanha realiza cerca de mil atendimentos e aumenta procura no Cadastro de Adoção

Ouvir: Campanha realiza cerca de mil atendimentos e aumenta procura no Cadastro de Adoção

Com o objetivo de orientar e sensibilizar a população para a realidade de crianças e adolescentes que se encontram em acolhimento institucional (abrigos) e para a importância da adoção legal como meio de formar novas famílias, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e o Fórum Clóvis Beviláqua (FCB) promoveram, ao longo da semana, atividades diversas, compondo a programação da Semana Nacional da Adoção.
De segunda até esta sexta-feira (20 a 24/05), foi realizada a campanha “Perfil Ideal e Perfil Real”, em que estudantes de serviço social e psicologia prestaram informações e esclarecimentos aos frequentadores do Fórum, orientando principalmente sobre a adoção de adolescentes e crianças mais velhas, ou daquelas que estão fora do perfil escolhido pela maioria dos adotantes.
Cerca de mil atendimentos foram feitos durante a semana. Os resultados dessa mobilização já começam a ser sentidos: o setor de Cadastro de Adotantes e Adotandos já registrou um crescimento de cerca de 30% na procura por informações e inscrições e a expectativa é de que haja um aumento ainda maior até o final do mês.
A juíza coordenadora das Varas da Infância e Juventude de Fortaleza, Mabel Viana, avalia o êxito da Semana e ressalta que o evento se insere em uma série de medidas adotadas pelo Judiciário para dar celeridade aos processos de adoção.
“Concluímos com uma ação proveitosa, já que tem sido oportunizado debate sobre tema tão relevante como a adoção, ao mesmo tempo em que, na nova gestão, várias medidas estão sendo tomadas para melhoria das rotinas de trabalho e celeridade dos procedimentos de habilitação do Cadastro de Adoção e dos processos judiciais que tramitam na 3ª Vara da Infância e Juventude (especializada em processos de adoção)”, afirmou.
PALESTRA

Nesta sexta-feira (24/05), o assistente social Diogo Cals e a psicóloga Gilvânia Andrade, ambos da Rede Adotiva, ministraram palestra no FCB para pretendentes já habilitados no Cadastro Nacional de Adoção (CNA). A orientação foi voltada principalmente aos casais que irão participar do dia de lazer para crianças acolhidas, que ocorrerá neste sábado (25/05), no Clube da Caixa, também como parte da Semana Nacional da Adoção.
Os palestrantes propuseram uma reflexão sobre o significado da adoção, incentivando os participantes a identificarem as reais motivações e desejos que os levaram a se inscrever no Cadastro. Orientaram também sobre alguns cuidados que devem tomar durante o passeio com as crianças e os adolescentes, para que seja uma experiência positiva para todos, um momento de conhecimento, de interação e troca.
“Antigamente a adoção era vista como uma forma apenas de atender aos desejos e aos interesses dos pais. Agora, o foco é outro: é encontrar uma família para uma criança que, por diversos motivos, não possui. E casar a salvaguarda do direito dessas crianças com o desejo dos pretendentes de efetivar a parentalidade”, explicou Diogo.
A Semana da Adoção 2019 é uma realização da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Tribunal do Justiça do Ceará (Cejai-TJCE), Coordenadoria do Juizado da Infância e Juventude de Fortaleza e Setor de Cadastro de Adotantes e Adotandos do Juizado da Infância e da Juventude.