Conteúdo da Notícia

Semana da Adoção é encerrada com dia de lazer para crianças e pessoas interessadas em adotar

Semana da Adoção é encerrada com dia de lazer para crianças e pessoas interessadas em adotar

Ouvir: Semana da Adoção é encerrada com dia de lazer para crianças e pessoas interessadas em adotar

A Semana da Adoção 2019 foi encerrada com uma manhã de lazer para 44 crianças e adolescentes, com idades entre 5 e 17 anos, que vivem em situação de acolhimento institucional em Fortaleza. Promovido pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o evento ocorreu nesse sábado (25/05) no Clube da Caixa, em celebração ao Dia Nacional da Adoção, comemorado na data.
Os acolhidos participaram de atividades artísticas, culturais e esportivas, organizadas pelas unidades de acolhimento. Eles desfrutaram ainda do espaço físico do local, que conta com piscinas e campo society. A juíza Alda Holanda, titular da 3ª Vara da Infância de Fortaleza (unidade especializada em adoção), abriu o evento. “Quero externar a alegria por esse dia, que sonhamos tanto e hoje estamos realizando: um encontro descontraído de pretendentes à adoção, crianças e adolescentes”, disse.
A juíza Mabel Viana, coordenadora do Juizado da Infância e Juventude de Fortaleza, explicou que o objetivo foi “proporcionar que as crianças e adolescentes das unidades de acolhimento, que já estão disponíveis para adoção e não têm nenhum interessado, conhecessem e interagissem com os pretendentes, para que estes pudessem repensar o conceito de adoção, de modo a ampliarem o perfil escolhido do cadastro”. Ela informou que o encontro foi restrito, “destinado somente aos pretendentes já habilitados e devidamente preparados e orientados”.

O chefe do Setor de Cadastro de Adotantes e Adotandos de Fortaleza, Deusimar Rodrigues, lembrou a origem e os preparativos da iniciativa. “Face à grande necessidade de pretendentes à adoção tardia – porque nós temos, somente em Fortaleza, 90 crianças que não têm nenhum pretendente pra elas, dentre essas, 23 com deficiência grave-, esse ano, nós fizemos diferente. Essa é a primeira vez que vieram os pretendentes. A gente selecionou aqueles que têm, no perfil, crianças acima de cinco anos. Fizemos uma reunião com eles e convidamos. Só vieram aqueles que quiseram vir”, frisou. Ele comemorou que, após o evento, dois pretendentes já quiseram mudar o perfil, ampliando a faixa etária.
A pretendente à adoção, Geni de Lima, considerou a troca de experiências muito boa. “A gente conhece a realidade dessas crianças, e é um direito delas o convívio com a sociedade”, observou. Para a presidente da Associação Madre Paulina (uma das insituições participantes), Dorinha Macedo, ter esse contato é importante porque mostra a realidade dos acolhidos. “Interagir faz as crianças se sentirem como qualquer um de nós. Muitas vezes, elas se sentem isoladas, diferentes das outras. Aqui elas percebem que todo mundo é igual”, ressaltou.
A Semana da Adoção 2019 contou ainda com extensa programação de 20 a 24 de maio, realizada no Fórum Clóvis Beviláqua. A iniciativa foi da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Ceará (Cejai) e da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal.