Conteúdo da Notícia

Campanha “Diga sim ao seu filho” - 2ª Vara de Família fará 100 exames gratuitos de DNA

Campanha “Diga sim ao seu filho” – 2ª Vara de Família fará 100 exames gratuitos de DNA

Ouvir: Campanha “Diga sim ao seu filho” – 2ª Vara de Família fará 100 exames gratuitos de DNA

A 2ª Vara de Família do Fórum Clóvis Beviláqua promoverá, a partir de segunda-feira (03/08), até quinta-feira (06/08), das 13 às 17h, a segunda edição da Campanha “Diga sim ao seu filho”. A iniciativa antecede as comemorações do Dia dos Pais (9 de agosto) e é uma oportunidade, gratuita, para aqueles que têm dúvidas quanto à paternidade de seus filhos.
Para os quatro dias da campanha, estão agendadas 100 audiências, numa média de 25 processos por dia. O evento é organizado pelo juiz Francisco Bezerra Cavalcante, titular da 2ª Vara de Família, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) e a Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua.
A campanha busca conciliar divergências familiares e facilitar o acesso à Justiça e, nesta segunda edição, contará com a parceria do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), da Secretaria de Saúde do Estado, que fará os exames de DNA. Na primeira campanha, diferentemente desta segunda edição, os exames foram realizados por um laboratório particular.
Com a inovação, os processos ganharão maior agilidade na tramitação e as partes serão beneficiadas, já que não precisarão pagar pelo teste, que custa, em média, R$ 330,00 nos laboratórios da rede particular.
A investigação de paternidade poderá ser feita não apenas pelas partes dos processos agendados para o período, mas também por quem tiver interesse em reconhecer o filho como legítimo. Para a realização do teste, basta comparecer à 2ª Vara de Família, no Fórum Clóvis Beviláqua, juntamente com a criança.
Segundo o juiz Francisco Bezerra Cavalcante, “a expectativa é a melhor possível, tendo em vista que o mutirão da primeira campanha de investigação de paternidade registrou 70% de êxito”.
O magistrado está otimista e espera obter um resultado de 100% de acordos nas audiências agendadas, “por ser a primeira vez que um laboratório público participa de uma campanha como esta”,destaca Bezerra.