Conteúdo da Notícia

Mutirão Carcerário faz visita à Casa de Privação Provisória de Liberdade

Mutirão Carcerário faz visita à Casa de Privação Provisória de Liberdade

Ouvir: Mutirão Carcerário faz visita à Casa de Privação Provisória de Liberdade

A Comissão do Mutirão Carcerário visitou, nesta sexta-feira (31/07), a Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL Itaitinga II), localizada no município de Itaitinga. A nova unidade prisional, inaugurada no dia 1º de julho, tem uma capacidade de 952 vagas e está abrigando 745 presos provisórios, ou seja, que ainda não foram condenados.
Participaram da inspeção, o juiz Marcelo Lobão, representante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); o juiz corregedor Antônio Pádua Silva; a diretora do presídio, Keydna Carneiro, além dos defensores públicos Ticiana Pinheiro e Laerte Marques Damasceno.
Foram avaliadas as condições de segurança, infra-estrutura e tratamento destinado aos presidiários. O representante do CNJ pôde usufruir do aparato tecnológico do presídio ao anunciar o trabalho do mutirão. Ele falou através do sistema de som interno acessível a todas as celas da unidade.
O magistrado ficou impressionado com a estrutura da CPPL, que dispõe de 103 câmeras de monitoramento, duas quadras esportivas e um setor de saúde com quatro médicos e quatro dentistas a fim de oferecer as mais satisfatórias condições de atendimento médico-odontológico aos presos. ?É uma estrutura muito boa, modelo para todo o Estado. O ideal é que todos os presídios tivessem essa estrutura?, avaliou o representante do CNJ.
O CPPL Itaitinga II é o terceiro estabelecimento prisional visitado pela Comissão desde o início dos trabalhos do mutirão. A primeira inspeção foi no Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), no dia 14 de julho. A comitiva conheceu em seguida, no dia 28 de julho, as instalações do único presídio feminino do Estado, o Instituto Penal Desembargadora Auri Moura Costa.
A previsão de conclusão das visitas aos estabelecimentos prisionais no Ceará é para setembro. Ao final dos trabalhos, o juiz Marcelo Lobão vai elaborar relatórios que ficarão à disposição do CNJ e do Poder Judiciário cearense.