Conteúdo da Notícia

Assistência Militar promove treinamento para Brigada de Incêndio do Fórum

Assistência Militar promove treinamento para Brigada de Incêndio do Fórum

Ouvir: Assistência Militar promove treinamento para Brigada de Incêndio do Fórum

A Assistência Militar do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) promoveu, nesta segunda-feira (10/08), treinamento para a Brigada de Incêndio do Fórum Clóvis Beviláqua. O objetivo foi revisar o conteúdo teórico de prevenção e combate a incêndio. A capacitação, de 2 horas/aulas, ocorreu no Centro de Treinamento Integrado (CTI).
O facilitador foi o subtenente da 8ª Seção de Bombeiros da Assistência Militar, Ricardo Aguiar. Segundo ele, as brigadas trabalham inicialmente na prevenção contra incêndios. “Se necessário, em casos de focos, também atuam no combate, em primeiros socorros e na evacuação do público interno e externo”, explica.
Um dos brigadistas é José Adelbo Rodrigues, que atende ao público na 17ª Vara Criminal de Fortaleza. Ele já utilizou os conhecimentos adquiridos para impedir moradores de entrarem em uma casa desmoronando e para socorrer o próprio filho numa situação de engasgo. “O aprendizado é muito bom, tanto no setor de trabalho, como no dia a dia”, observa.
A Brigada é formada por servidores voluntários, que foram capacitados para atuarem na prevenção e no combate a incêndios, no atendimento de primeiros socorros, no controle de pânico e na execução de plano de evacuação.
A capacitação inicial somou 20/horas de aulas teóricas e práticas. O encontro desta segunda-feira (10/08) foi mais uma das reciclagens programadas para ocorrerem mensalmente. Segundo Aguiar, já está em andamento o planejamento para a formação de novos brigadistas.
Além do Fórum Clóvis Beviláqua, também haverá qualificação para as Brigadas de Incêndio do Tribunal (13/08), e ainda dos fóruns de Caucaia (19/08), Aquiraz (25/08), Maracanaú (28/08) e Maranguape (31/08).