Conteúdo da Notícia

Assinado termo de acordo para execução do Programa de Modernização do Judiciário cearense

Ouvir: Assinado termo de acordo para execução do Programa de Modernização do Judiciário cearense

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Washington Araújo, esteve na manhã desta sexta-feira (29/01), no Palácio da Abolição, para assinar, junto ao governador do Estado, Camilo Santana, termo de acordo para execução do Programa de Modernização do Judiciário cearense (Promojud). Essa é mais uma etapa do projeto, que viabiliza um empréstimo de US$ 35 milhões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para modernizar o acesso à Justiça.

“O TJCE é o primeiro Tribunal do Brasil a realizar um projeto dessa envergadura, inclusive com uma instituição de financiamento internacional, que vai possibilitar um salto de qualidade no ponto de vista da tecnologia, da informação e dos resultados. Isso é fruto da idealização desse projeto liderado pelo presidente Washington. Eu quero lhe agradecer nessa oportunidade toda a parceria que o Tribunal de Justiça tem tido com o Poder Executivo, respeitando sua independência, os poderes do Estado, mas sempre com muito diálogo”, destacou o governador na ocasião.

Durante assinatura, o governador parabenizou o desembargador pela condução do Judiciário cearense nos últimos dois anos. “É um grande reconhecimento de todos os formadores de opinião e da sociedade por todos os avanços que o Tribunal teve nesses últimos dois anos na sua modernização, na sua eficiência, produtividade. Quem ganha com isso é o povo cearense que anseia por uma justiça mais célere, e esse é o passo que o senhor tem dado com toda a sua equipe e todos os desembargadores que compõem o Tribunal de Justiça. Eu quero também parabenizar pela sua gestão que se encerra no dia de hoje e que, não tenho dúvidas, deixa um legado muito grande. O Promojud é mais um legado que o senhor deixa para o Judiciário cearense”, concluiu Camilo.

O presidente do TJCE também ressaltou a parceria com o Governo do Estado. “Eu quero agradecer de público o apoio que o senhor sempre nos deu. Esse programa vai poder garantir um outro patamar de produtividade, de uso intensivo da tecnologia e de automação de ações. O nosso servidor vai poder se dedicar a fazer uma atividade mais nobre, que renda mais pra sociedade.”

PROMOJUD
O Programa tem como objetivo principal a modernização do Judiciário e está baseado em dois componentes: “governança e gestão judiciária”, e “transformação digital para o aprimoramento ao cidadão”. Este último terá 80% dos investimentos previstos. Os recursos serão aplicados em transformação digital e inteligência artificial para melhorar a prestação de serviço aos usuários da Justiça, com atendimento moderno e aperfeiçoado, processo judicial célere e infraestrutura tecnológica modernizada.

MODERNIZAÇÃO DO JUDICIÁRIO
Na ocasião, o desembargador Washington Araújo entregou ao governador o livro “Modernização do Judiciário Cearense”, escrito pela jornalista Ângela Barros Leal, que conta a história do início da instituição no Estado até os dias de hoje. “Essa história prossegue com a modernização. Com o Promojud, nós vamos dar um grande salto nessa caminhada”, destacou o magistrado.
Estiveram presentes os juízes auxiliares da Presidência, Alexandre Sá, Ricardo Alexandre e Rômulo Veras, o superintendente da Área Administrativa, Luis Eduardo de Menezes Lima, o secretário de Planejamento e Gestão, Sérgio Mendes, e o secretário de Finanças, Marcus Coelho.

 

Veja aqui mais fotos.