Conteúdo da Notícia

Assessor de desembargadora considera essencial incluir lazer na rotina de home office

Ouvir: Assessor de desembargadora considera essencial incluir lazer na rotina de home office

Nesta reportagem, você vai conhecer as atividades de lazer de um servidor em meio à rotina do TeleTrabalho

Os órgãos julgadores do Judiciário cearense têm se ajustado neste período emergencial ao regime de home office para que os serviços essenciais prestados à população não sejam interrompidos.

Na Justiça de 2º Grau não poderia ser diferente. O Gabinete virtual da desembargadora Francisca Adelineide Viana, presidente da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), está funcionando no sistema de TeleTrabalho para atender advogados e partes processuais. O assessor da magistrada, Rafael Barros Pires, informa que estão disponibilizados canais de comunicação, como e-mail e um número de WhatsApp.

“Essas ferramentas são diariamente conferidas pelos servidores, que atuam por meio remoto. O número do telefone do Gabinete (85-3207.7396) foi transformado em WhatsApp, possibilitando dar uma resposta direcionada e rápida aos advogados”, explica Rafael, que cumpre expediente das 9h às 18h.

Segundo o assessor, que trabalha no Gabinete desde 2014, foram adotadas outras ferramentas, como grupos de e-mail e WhatsApp para trocas de arquivos e informações. “Todos os dias a desembargadora entra em contato para dar orientações e um feedback sobre a nossa produção. Além disso, a assessoria, os servidores e estagiários estão em contato constante com ela para tirar dúvidas e discutir questões processuais, como as surgidas em habeas corpus em razão da Covid”.

COZINHAR COMO HOBBY
Para superar esses dias de isolamento social e preservar a saúde mental, Rafael implementou um estilo de vida que envolve hábitos simples, saudáveis e eficazes. “Acredito que neste período de quarentena é mais essencial do que nunca manter uma rotina saudável, se exercitar, se alimentar bem e todos os dias depois do fim do expediente, ter algum lazer, como cozinhar ou assistir a um filme.”

O servidor é casado com a advogada Larissa Nunes e, como ela também é do universo jurídico, não há dificuldade em trabalhar perto dela. Ao contrário, Rafael afirma que o TeleTrabalho é prático e enxerga muitas vantagens nessa modalidade. “Desde sempre nós dividíamos as tarefas do cotidiano, então pouco mudou para nós. Na verdade, a principal mudança foi positiva, pois tem sido ótimo poder estar em casa, não perder tempo no trânsito, estar menos estressado e, especialmente, compartilhar as refeições que nós mesmos cozinhamos.”

Essa mudança de estilo de vida tem proporcionado mais disposição. “Sempre tivemos prazer em cozinhar e temos tido mais tempo de experimentar novas receitas e nos alimentar melhor e de maneira mais saudável. Já sinto a diferença que isso faz, tanto no peso, como na energia e na capacidade de concentração, o que definitivamente é um ponto extra!”

Veja todas as reportagens da série TeleTrabalho clicando aqui.