Conteúdo da Notícia

Acusado de matar assaltante será julgado nesta quarta-feira

Ouvir: Acusado de matar assaltante será julgado nesta quarta-feira

A 2ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua levará a julgamento, nesta quarta-feira (15/09), às 13h30, Francisco Emanuel Pereira Costa. Ele é acusado da morte de Francisco Rafael Fraga Gomes, no dia 9 de março de 2007, em Fortaleza. O réu responde ao processo por homicídio qualificado, por motivo torpe, combinado com concurso de pessoas.
O segundo réu no processo, Francisco Edgleison Pereira Costa, foi julgado no dia 16 de agosto deste ano. Na ocasião, o Conselho de Sentença decidiu pela absolvição do acusado. Francisco Edson Pereira Costa e Antônio Amaro do Nascimento, que também eram acusados no processo, foram impronunciados por insuficiência de provas.
Consta nos autos que o crime aconteceu na rua Tenente Lisboa, no bairro Presidente Kennedy, sobre a linha férrea que passa naquela área. Segundo denúncia do Ministério Público, por volta das 19h30, Francisco Rafael, armado com um revólver calibre 38, tentou assaltar uma lanchonete.
Francisco Edson, que morava em frente ao estabelecimento, viu a tentativa de assalto e partiu para cima de Rafael. Durante a luta corporal, ele desferiu vários golpes de faca contra o assaltante, que revidou acertando um tiro em Francisco Edson. Outras duas pessoas que estavam no local foram atingidas.
Mesmo ferido, Francisco Rafael conseguiu fugir em uma bicicleta. Ao ver Francisco Edson baleado, os irmãos dele, acompanhados de Antônio Amaro, se armaram com facas e partiram em perseguição à vítima. Os três conseguiram derrubar o assaltante próximo à linha férrea e, segundo relato de testemunhas, assassinaram a vítima com golpes de faca e pedradas.
O júri será presidido pelo juiz Henrique Jorge Holanda Silveira, e a defesa ficará a cargo do defensor público Gelson Azevedo Rosa. A acusação será patrocinada pela promotora Alice Iracema Melo Aragão.