Conteúdo da Notícia

Acordo entre Tribunal de Justiça e instituições fortalece rede de proteção à infância e adolescência

Ouvir: Acordo entre Tribunal de Justiça e instituições fortalece rede de proteção à infância e adolescência

Unidos na defesa de crianças e adolescentes, Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Ministério Público (MPCE) e Defensoria Pública assinaram, nesta sexta-feira (16/05), termo de cooperação técnica que prevê esforços conjuntos de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes.

Realizado no auditório do MPCE, o evento contou com a presença da vice-governadora do Estado, Jade Romero. “Nosso grande objetivo aqui é poder dialogar com a sociedade, mas também fortalecer as políticas públicas de proteção integral das nossas crianças e adolescente aqui no Estado do Ceará. O silêncio esconde e a denúncia salva. E nós, adultos da sociedade como um todo, precisamos ser a voz dessas crianças e desses adolescentes que ainda sofrem com a violência”, ressaltou.

Na ocasião, a vice-governadora, que também está à frente da Secretaria da Proteção Social do Estado, anunciou que será inaugurada, ainda este ano, uma Casa da Criança e do Adolescente em Juazeiro do Norte, para atender toda a região do Cariri.

Durante a solenidade, o presidente do TJCE, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, explicou que a Infância e Juventude está entre os eixos da atua Gestão (2025-2027). “Essa questão da violência contra a criança e o adolescente está situada nesse contexto. A atuação de todas as instituições que têm atribuição de combater, enfrentar, dar proteção às crianças, aos adolescentes em situação de vulnerabilidade, vítimas de violência é imprescindível para que o problema seja resolvido de uma maneira eficaz e profunda.”

O presidente destacou ainda que o Tribunal de Justiça tem duas unidades especializadas, uma exclusivamente em violência sexual contra crianças e adolescentes e outra instalada mais recentemente, voltada para violência em geral. “Temos desafios, mas se a vítima não sentir que a sua denúncia vai ter alguma consequência, que ela vai conseguir segurança por parte das instituições, dos poderes constituídos, essa situação continua encoberta e a violência se reproduzindo.”

À frente da Assembleia Legislativa, o deputado Romeu Aldigheri pontuou o trabalho da instituição na capacitação de conselheiros tutelares, importante ferramenta na relação com as vítimas. “Estamos trabalhando junto à Associação dos Municípios Ceará (Aprece) para fazer um grande programa de qualificação e capacitação dos conselheiros tutelares. São 975 homens e mulheres que são eleitos para estarem a serviço da comunidade, protegendo as famílias e crianças e adolescentes e nós queremos que eles tenham qualificação, material didático, uma formação”, citou.

 

Mesa com várias autoridades do sistema de Justiça no auditório do MPCE
Capacitações regionalizadas estão entre as ações para fortalecer o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

 

Anfitrião do encontro, o procurador de Justiça Haley de Carvalho Filho, disse que essa não era uma obrigação só do Ministério Público, do Judiciário, do Governo do Estado ou do Legislativo. “Isso é uma obrigação de todos nós. Todos somos responsáveis por combater essa violência. Nós estamos todos cooperando e colaborando, criando esse grande movimento, exatamente para chamar a atenção dessa temática, mas é importante que cada um participe, que tomem conhecimento de casos de violência, que possam informar para as autoridades, para que a gente possa reduzir esse problema que nós temos, além de olhar também para as vítimas que sofrem essas violências, e fazer o que é mais importante: cessar essa violência”.

Também esteve presente o presidente da Aprece, Joacy Alves dos Santos Junior. “Somos parceiros desse projeto, trabalharemos junto aos demais operadores para que a gente possa estar levando aos 184 municípios essa colaboração e essa política tão importantes para a gente.”

A defensora pública-geral do Ceará, Sâmia Farias, demonstrou entusiasmo ao ver a união das instituições em volta da temática. “Quando você observa que o Poder Público, todas as entidades, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Assembleia Legislativa, os municípios e principalmente a todos que trabalham na rede, você percebe o que é realmente andar de mãos dadas na defesa e na formação dessas crianças e adolescentes, que são o futuro da nossa geração.”

SAIBA MAIS

A campanha “Maio Laranja” marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio, próximo domingo. A data foi estabelecida pela Lei Federal nº 9.970/2000 para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta.

No âmbito do Judiciário cearense, o “Maio Laranja” é coordenado pelo Núcleo de Depoimento Especial (Nudepe) em parceria com o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e da Rede ECPAT Brasil. O Nudepe seleciona e monitora as atividades de entrevistadoras e entrevistadores forenses, garantindo que crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de situações de violência tenham acesso à escuta humanizada e efetiva.

O TJCE disponibiliza uma cartilha lúdica, voltada para as crianças e adolescentes, vítimas e testemunhas de violência, que explica como funciona o Depoimento Especial, procedimento adotado pela Justiça estadual durante as audiências. Idealizado pelo Nudepe, em parceria com a Assessoria de Comunicação do Tribunal, o material conta com a personagem Nudepinha e o personagem Nudepinho, que explicam quem são as(os) entrevistadores forenses e tudo o que acontece no dia do depoimento. Para acessar, clique AQUI.

Agenda2030