Conteúdo da Notícia

Ações do Projeto de Fortalecimento de Lideranças Femininas do Judiciário são apresentadas durante reunião no TJCE

Ouvir: Ações do Projeto de Fortalecimento de Lideranças Femininas do Judiciário são apresentadas durante reunião no TJCE

As ações do Projeto de Fortalecimento de Lideranças Femininas do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) foram apresentadas, nesta segunda-feira (20/06), durante reunião com a chefe do Poder Judiciário estadual, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira. Entre as iniciativas está a construção de uma política de incentivo à participação de mulheres em cargos de gestão.

“A formação de lideranças femininas está entre os compromissos da nossa Gestão e também integra o Programa de Modernização do Poder Judiciário (Promojud), que será executado ao longo de cinco anos. Mas queremos possibilitar uma participação ativa mesmo após esse período para, sempre que possível, haver uma ocupação paritária entre homens e mulheres nos cargos de chefia, direção e assessoramento, bem como grupos de trabalhos e comitês do Tribunal”, afirmou a presidente do TJCE.

A apresentação das ações foi iniciada pela desembargadora Joriza Magalhães Pinheiro, patrocinadora do Projeto no âmbito do Promojud. “O Tribunal de Justiça do Ceará tem caminhado a passos largos para alcançar a paridade de gênero, mas o enfoque desse projeto vai muito além disso. O Projeto inclui a promoção de ambiente organizacional mais favorável para a atuação das mulheres do Poder Judiciário cearense enquanto líderes e também o desenvolvimento de competências de liderança e gestão voltado para mulheres”.

Líder técnica do Projeto, a servidora Adriana Albano detalhou as entregas já realizadas pela equipe. A mais recente foi a palestra “A Importância da Representatividade Feminina no Poder Judiciário para o Fortalecimento do Estado Democrático de Direito”, promovida, no último dia 10 de junho, pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec).

Houve a implantação do Repositório de Mulheres Juristas, no dia 6 de junho; e a realização de pesquisa científica inédita realizada pela Escola Superior da Magistratura do Ceará, que coletou e tratou dados sobre representatividade feminina nos 27 Tribunais de Justiça brasileiros e aplicou questionário no âmbito do TJCE (direcionado a mulheres – magistradas e servidoras – com atuação no 1º e 2º Graus da Capital e do Interior) para identificação das percepções, sob a perspectiva das próprias mulheres, das razões que desmotivam a ocupação de cargos de gestão no Poder Judiciário do Ceará.

Dentre as próximas entregas estão a contratação de consultoria para auxiliar na elaboração do plano de ação de valorização das mulheres e de formação de um ambiente organizacional mais favorável à participação feminina; a instituição de política de incentivo à participação institucional feminina no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Ceará.

Participaram da reunião a juíza Flávia Setúbal de Sousa Duarte, auxiliar da Presidência; o juiz Alexandre Santos Bezerra Sá, cogestor do Projeto de Fortalecimento de Lideranças Femininas; o servidor Moisés Costa, coordenador de monitoramento do Projeto; o superintendente da Área Administrativa do Tribunal, Sérgio Mendes de Oliveira Filho; e o secretário de Gestão de Pessoas, Felipe de Albuquerque Mourão.

O Projeto de Fortalecimento de Lideranças Femininas está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda da ONU 2030. No caso, essa ação do TJCE, diz respeito especificamente ao ODS de nº 05, que tem como finalidade “alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”.

Agenda2030 Promojud