Conteúdo da Notícia

Ação Verdes Mares no Centro

Ouvir: Ação Verdes Mares no Centro

Cidade 05.12.2010
A presença do Papai Noel animou crianças e adultos que participaram do evento, ontem, na Praça José de Alencar
Os moradores e os frequentadores do Centro de Fortaleza chegaram cedo para participar da edição especial de Natal do Ação Verdes Mares. O evento, realizado neste sábado, dia 04, na Praça José de Alencar, é uma iniciativa do Sistema Verdes Mares (SVM) em parceria com entidades públicas e privadas.
A manhã foi marcada pela presença contagiante do Papai Noel, que encantou as crianças e também os adultos. Os pequenos tiveram a oportunidade de fazer os seus pedidos de Natal ao bom velhinho, utilizar os brinquedos infláveis, participar de sorteios e ainda ganhar picolés e pipocas.
A dona-de-casa Telma Cristina resolveu levar o filho e a sobrinha para a manhã de brincadeiras e atividades de recreação infantil alusivas ao Natal, como show de humor, apresentações do Grupo Pakaraka e aulas de dança.
Contudo, não foram só os pequenos que aproveitaram os serviços oferecidos gratuitamente no Ação Verdes Mares. Como Telma, muitas pessoas decidiram cortar o cabelo ou obter orientações do Conselho Tutelar e do Juizado da Mulher.
“É a primeira vez que eu venho a esse evento. É uma iniciativa muito boa, pois beneficia as pessoas que não têm condições financeiras ou não têm tempo para resolver esses problemas durante a semana”, comenta Telma Cristina.
Cidadania
Segundo o produtor de eventos do Sistema Verdes Mares, Ricardo Busgaib, cerca de 1.500 pessoas passaram pelo local e aproveitaram os serviços de saúde, cidadania e educação oferecidos no projeto. “A ideia é realmente realizar um mutirão de serviços variados, facilitando o acesso da população”, afirma.
O produtor de eventos informou que o Ação Verdes Mares continuará contemplando os mais diferentes bairros de Fortaleza em 2011.
Os moradores e os frequentadores do Centro da Cidade ainda contaram com a oportunidade de ter acesso a serviços importantes, como atendimento na área de saúde, com exames de glicemia realizados pelo Núcleo Avançado de Medicina Integrada (Nami), da Universidade de Fortaleza (Unifor). Foram disponibilizados à comunidade atendimentos jurídicos por meio do Escritório de Prática Jurídica (EPJ) da Universidade de Fortaleza; parcelamento de contas na unidade móvel da Companhia Energética do Ceará (Coelce); e orientação e distribuição de material a respeito da Lei Maria da Penha.
O Ação Verdes Mares ofereceu ainda o serviço de emissão de passe livre do transporte urbano para maiores de 65 anos pelo Sindiônibus e de documento de identidade, através do Instituto de Identificação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
JÉSSICA PETRUCCI
REPÓRTER