Conteúdo da Notícia

Acusado de planejar na prisão morte de rival vai a júri popular

Ouvir: Acusado de planejar na prisão morte de rival vai a júri popular

O Tribunal do Júri da 1ª Vara da Comarca de Iguatu vai julgar, no próximo dia 16 de dezembro, às 9h, André Pereira, acusado de ordenar um homicídio de dentro do Presídio Industrial Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte. Os réus Wergeny de Sousa, Kácio Lacerda Alves, José Edilberto Alves e Thiago Oliveira Valentim, encarregados de cumprir a ordem que resultou na morte de Antônio Martins de Sousa Filho, também serão julgados no mesmo dia.
Os cinco acusados vão a júri popular por decisão do juiz José Batista de Andrade. Eles foram denunciados pelos crimes de homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e utilização do elemento surpresa que impossibilitou a defesa da vítima) e formação de quadrilha com uso de arma de fogo.
De acordo com os autos, no dia 17 de outubro de 2009, na rua das Acácias, em Iguatu, Wergeny, Kácio, José Edilberto e Thiago mataram, com tiros nas costas e no abdômen, Antônio Martins. Os autores do crime cumpriam ordens de André Pereira que, mesmo estando no presídio, planejou e mandou executar o crime. A motivação seria a disputa por pontos de venda de drogas em Iguatu.
Segundo a denúncia do Ministério Público (MP) estadual, um dia antes do assassinato, Edilberto e Thiago rondaram a casa da vítima com o objetivo de realizar o levantamento da área. No dia seguinte, os outros dois réus, Wergeny e Kácio, foram em uma moto à casa de Antônio Martins. O primeiro teria sido o responsável pelos tiros que mataram a vítima, enquanto os comparsas davam apoio à ação criminosa em um automóvel.
Thiago Oliveira negou participação e disse que no dia do homicídio estava em uma vaquejada, no Município de Acopiara. Os demais acusados também negaram a autoria do assassinato, alegando falta de provas.
Em maio deste ano, o juiz José Batista de Andrade aceitou a tese do MP e pronunciou os cinco acusados, que estão presos por força de mandados de prisão preventiva, com exceção de André, que já estava detido por outros crimes.