Conteúdo da Notícia

3ª Câmara Criminal nega pedido de liberdade para acusado de matar empresário em Fortaleza

3ª Câmara Criminal nega pedido de liberdade para acusado de matar empresário em Fortaleza

Ouvir: 3ª Câmara Criminal nega pedido de liberdade para acusado de matar empresário em Fortaleza

A 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) negou habeas corpus para Janderson Nascimento de Souza, acusado de matar um empresário no bairro Cajazeiras, em Fortaleza. A decisão do órgão julgador é dessa terça-feira (10/07).
De acordo com o relator do processo, juiz convocado Antônio Pádua Silva, “no que concerne à alegação de excesso de prazo na formação da culpa, não restou observada ilegalidade apta a justificar a concessão da ordem”.
Consta nos autos que, no dia 6 de janeiro de 2017, por volta das 17h20, o acusado, portando uma pistola calibre 380, matou a vítima, que estava sentada na calçada da loja de roupas.
Após o crime, ele fugiu, mas acabou localizado por equipe do Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio). Ao ser perguntado sobre a arma, admitiu que havia acabado de matar uma pessoa e foi encaminhado ao 30° Distrito Policial, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.
Em 12 de janeiro do mesmo ano, teve a prisão em flagrante convertida em preventiva. No dia 3 de maio de 2018, a 1ª Vara do Júri da Comarca de Fortaleza manteve a custódia.
Pedindo para ele acompanhar o processo em liberdade, a defesa ingressou com habeas corpus (nº 0623697-32.2018.8.06.0000) no TJCE. Alegou ausência de requisitos autorizadores da prisão que o réu apresenta condições favoráveis para a concessão da liberdade, além de excesso de prazo na formação da culpa.
Ao julgar o caso, a 3ª Câmara Criminal negou o pedido, acompanhando o voto do relator. “Impende destacar que foi proferida sentença de pronúncia [decisão que submete réu a júri popular] em abril, do corrente ano, conforme informação prestada pelo Juízo processante [1ª Vara do Júri], sendo portanto concluída a primeira fase do processo nos crimes dolosos contra a vida.”