Conteúdo da Notícia

2º Tribunal do Júri condena réu a 14 anos de prisão por assassinar primo

Ouvir: 2º Tribunal do Júri condena réu a 14 anos de prisão por assassinar primo

O Conselho de Sentença do 2º Tribunal do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua condenou José Roberto Sousa Nascimento a 14 anos de reclusão, em regime inicialmente fechado, pela morte do primo dele, Genilson Silva de Sousa. O julgamento iniciou às 13h30 e encerrou por volta das 18h30 dessa segunda-feira (21/06).
A maioria dos jurados reconheceu a materialidade do crime e a autoria do acusado, além das duas qualificadoras – motivo torpe e utilização de recurso que tornou impossível a defesa da vítima.
José Roberto Sousa Nascimento já havia sido julgado e condenado a 14 anos de prisão no dia 11 de abril de 2007. A defesa, porém, apelou da sentença e a 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) deu provimento ao recurso. A referida Câmara determinou que ele fosse submetido a novo julgamento, que aconteceria no último dia 10 de maio, mas não foi realizado porque o réu não foi encontrado.
Em função disso, o juiz declarou a revelia do réu e ele foi julgado, mesmo sem comparecer à sessão. O júri foi presidido pelo juiz Henrique Jorge Holanda Silveira, a defesa ficou a cargo do defensor público Gelson Azevedo Rosa, e a acusação foi patrocinada pela promotora Alice Iracema Melo Aragão.
O crime aconteceu em 2002 no bairro Bom Sucesso, em Fortaleza e, segundo os autos, teria sido motivado por vingança, pois, dias antes, a vítima teria tentado matar o irmão de José Roberto numa festa. No dia do homicídio, o réu foi ao bar onde Genilson estava bebendo e, após trocar algumas palavras com a vítima, sacou um revólver e efetuou vários disparos.
Genilson Silva foi socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu aos graves ferimentos e faleceu. Após algumas semanas, José Roberto compareceu à delegacia do bairro e, em depoimento, confessou a autoria do crime.