Conteúdo da Notícia

250 universitários estão engajados na Semana Nacional de Conciliação

Ouvir: 250 universitários estão engajados na Semana Nacional de Conciliação

17.09.09
O estudante do 9º semestre do curso de Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor), Lucas Damasceno de Sousa, de 23 anos, já ajudou a realizar, nesta semana, dois acordos em processos cuja distribuição foi anterior a 31 de dezembro de 2005. Ele é um dos 250 estudantes que estão tendo a oportunidade de praticar os conhecimentos adquiridos em sala de aula na Semana Nacional de Conciliação ? Meta 2.
?Uma coisa muito importante que nós, estudantes, estamos aprendendo é a técnica da conciliação. Na faculdade, isso é estudado, mas não de forma aprofundada e aqui percebemos, na prática, que é bem viável fazer acordos. Isso tudo com a assistência dos professores e com uma boa estrutura física?, conta o estudante Lucas Sousa.
Na avaliação do juiz José Krentel Ferreira Filho, um dos gestores adjuntos da Meta 2, a participação dos estudantes na Semana de Conciliação significa uma melhor formação que terá reflexos na vida profissional de cada um deles. ?É interessante porque os alunos têm acesso aos processos reais e passam a lidar com as partes, com as reações delas e com os argumentos utilizados. Outra coisa fundamental é que esse exercício é um movimento da cidadania que se reflete em toda a sociedade. Um número menor de processos significa menos conflitos?, afirma o magistrado.
O juiz Francisco Eduardo Torquato Scorsafava, também gestor adjunto da Meta 2, acrescenta: “Não se pode ver a Semana de Conciliação somente pelo percentual de acordos. É importante destacar a participação dos futuros profissionais que já começaram a reconhecer a cultura da conciliação?.
Além de acadêmicos de Direito, a Semana de Conciliação está contando com a participação de estudantes de Psicologia, como é o caso de Isabelle Alencar, 23 anos, que está no 11º semestre do curso. ?As demandas jurídicas são permeadas de questões emocionais, então aqui temos acesso a pessoas no auge da crise e podemos tentar ajudá-las. Podemos perceber a mudança na hora, coisa que só vemos em poucos estágios da área?, afirma.
Resultados
A Semana de Conciliação já realizou 1.275 audiências em todo o Estado nestes três primeiros dias. Até esta quarta-feira (16/09) foram realizados 366 acordos, o que significa um percentual de êxito de 28,7%. Na capital, esse percentual é de 21,8%, com a realização de 389 audiências e 85 acordos. Já no interior, foram registradas 886 audiências e 281 conciliações, o que dá 31,7% de acordos.
Fonte: TJ/Ceará