Conteúdo da Notícia

CarnaPaz: Mutirão do TJCE na Beira Mar conscientiza população sobre violência contra a mulher

Ouvir: CarnaPaz: Mutirão do TJCE na Beira Mar conscientiza população sobre violência contra a mulher

Os esforços empenhados pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) no combate à violência contra a mulher tiveram a Avenida Beira Mar como pano de fundo entre a tarde e a noite dessa sexta-feira (06/02). Com a campanha “CarnaPaz – no ritmo do respeito à mulher”, o Judiciário cearense, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, conscientizou transeuntes sobre suporte às vítimas de violência doméstica.

O juiz César Morel, coordenador do Núcleo de Combate à Violência Doméstica (Nucevid) do TJCE e titular da 2ª Vara Criminal da Comarca de Fortaleza, frisou que a iniciativa reforça o posicionamento vigilante do Sistema de Justiça quanto aos crimes sexuais. “A campanha tem novas entidades públicas e privadas aderindo neste ano, em uma união de forças em prol do combate à violência contra a mulher”.

Na abordagem, servidoras e servidores do TJCE entregaram abanadores e adesivos, bem como conversaram com a população sobre o tema. O operador de caixa Gabriel Viegas, de 17 anos, considerou a campanha relevante para combater os vários tipos de violência que a mulher sofre durante o Carnaval. “Além disso, mostra como e a quem a mulher pode recorrer nessa situação”, destacou.

A secretária do Turismo de Fortaleza, Denise Carrá, destacou a relevância do trabalho intersetorial no combate à violência de gênero. “Para que Fortaleza possa receber e abraçar o turista, campanhas como essa do Tribunal de Justiça do Ceará são essenciais, porque demonstram que a nossa cidade está preocupada com todas as pautas, com todos os públicos e quer que esse turista se sinta seguro e acolhido”, ressaltou.

 

 

Uma mulher na praia entregando plafleto para um casal sentado
Durante a abordagem a população recebe material informativo e é orientada a quem recorrer nos casos de violência contra mulher

 

A ação realizada nesta sexta-feira foi a terceira do mutirão da campanha. Na última quarta-feira (4), a conscientização foi com os viajantes que passaram pelo Terminal Rodoviário Eng. João Thomé. Já na quinta-feira (5), outro local com forte circulação de turistas neste mês de fevereiro, o Aeroporto Internacional Pinto Martins, também recebeu os servidores do TJCE, que falaram com a população sobre o combate à violência contra a mulher. A campanha terá ainda outro dia de mobilização na Praça do Ferreira e Centro Cultural Belchior.

Por meio do CarnaPaz, o Judiciário cearense não apenas evidencia, para as mulheres, que elas não estão sozinhas na luta contra a violência de gênero, mas também enfatiza, para os homens, que o sistema de Justiça está a postos para garantir que as mulheres sejam respeitadas em todos os lugares.

Além do juiz César Morel e da secretária do Turismo de Fortaleza, a ação do CarnaPaz na Avenida Beira Mar também teve a presença da desembargadora do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), Gisele Sampaio. A distribuição do material informativo foi feita em parceria com a equipe da Casa da Mulher Cearense.

 

FREVO NO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

 

Para divulgar a campanha, foi produzido o frevo “Não perca o ritmo, acerte o passo”, de autoria da analista judiciária Jordianne Moreira Guedes, da musicista Karla Monaliza Mendes Correia e da diretora de secretaria, Ana Paula Martins Bessa, todas servidoras do TJCE. A música também reforça como denunciar casos de agressão. Veja o vídeo da campanha AQUI.

 

Três mulheres mostrando o material de divulgação, ao lado de um homem e uma criança
Locais de grande fluxo turístico como Avenida Beira Mar, Terminal Rodoviário e Aeroporto Pinto Martins recebem as equipes do CarnaPaz

 

VEJA O LOCAl E HORÁRIO DO MUTIRÃO

 

Praça do Ferreira e Centro Cultural Belchior

Dia 13/02
Horário: 16h às 19h

Agenda2030 JustiçaMulher