Conteúdo da Notícia

Fachadas do TJCE e FCB ganham iluminação especial para destacar campanha Setembro Amarelo

Ouvir: Fachadas do TJCE e FCB ganham iluminação especial para destacar campanha Setembro Amarelo

Mais que julgar e analisar processos judiciais, o Poder Judiciário cearense vem demonstrando o seu engajamento em causas sociais com foco na humanização, dentro e fora dos órgãos da Justiça estadual. Prova disso é a campanha Setembro Amarelo, lançada pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) na última quarta-feira (1º/09), que envolve várias ações que serão realizadas ao longo deste mês. Inclusive, as fachadas do Tribunal e do Fórum Clóvis Beviláqua ganharam iluminação na cor amarela para destacar o total apoio à campanha, cujo slogan é “Você não está só”.

A campanha tem como finalidade impulsionar o debate sobre a importância da prevenção ao suicídio e promover ampla conscientização acerca da necessidade de se cuidar da saúde mental, especialmente nestes tempos de pandemia. O alerta é da juíza auxiliar da Presidência do Tribunal, Joriza Magalhães. “Percebam que, em razão do novo coronavírus, essa discussão ganhou uma relevância enorme. É que a solidão, decorrente da necessidade do isolamento social, as perdas, medo, as incertezas, as inseguranças com o futuro, tudo isso tem impactado a saúde psíquica e emocional das pessoas, e o TJCE não poderia ficar à margem desse debate, dessa importante questão.”

A magistrada informou, ainda, que a campanha busca unir todos em uma rede, em prol da vida, entendendo que o diálogo e a compreensão são fundamentais para a prevenção. “Essa campanha é, também, mais uma forma de aproximar o Judiciário da sociedade, e de materializar um valor sagrado para a atual gestão do TJCE, que é o da humanização.”

PROGRAMAÇÃO DA CAMPANHA

NAS REDES SOCIAIS
As redes sociais do TJCE estão fazendo uma série de cards com publicações sobre como identificar sinais de depressão e ansiedade e como pedir ajuda. O conteúdo dos cards também incentiva aspessoas a cuidarem da própria saúde emocional e, ao mesmo tempo, fiquem atentas a quem esteja precisando de ajuda.

DIA “D”
Em 10 de setembro (Dia Mundial de Prevenção do Suicídio), o Judiciário cearense convida todos os colaboradores e colaboradoras, seja em regime presencial ou em teletrabalho, a usar algum acessório ou peça de roupa na cor amarela, como forma de adesão à campanha. No mesmo dia, o público poderá interagir por meio do Instagram (@tjceoficial), enviando perguntas que poderão ser respondidas pelo psicólogo do Judiciário, José Carlos Xavier, no programa TJCE em Podcast, que vai ao ar no dia 20 de setembro.

PALESTRAS
Concluindo as atividades do dia 10, às 17h, o FCB promove, na Sala Ecumênica, palestra virtual com a psicóloga Caroline Treigher sobre o tema “Viver, a melhor opção”, com enfoque no valor da vida e como manter a coragem para seguir em frente. O evento pode ser acompanhado neste link.
“A importância da espiritualidade para a saúde mental” será tema de palestra promovida pela Sala Ecumênica do Fórum Clóvis Beviláqua, no dia 24 de setembro, às 17h. O evento virtual será aberto ao público por meio deste link e será conduzido pelo frei Wilter Malveira.

PÚBLICO INTERNO
Para o público interno, estão sendo elaboradas dicas culturais, com indicações de livros e filmes sobre o tema saúde mental, além de veiculação de mensagens por e-mail institucional e nos grupos de aplicativo de mensagens.
Além disso, por entender que o cuidado com a saúde mental deve ser constante, o Judiciário cearense conta com suporte psicológico para atendimento, escuta e acompanhamento dos colaboradores e seus dependentes. Durante a pandemia, a instituição tem disponibilizado também atendimento por meio virtual, para capital e interior. Os contatos para agendamento e consulta são: 3207-7206 (TJCE) e 3492-8140 (Fórum Clóvis Beviláqua). Também é possível fazer solicitação pelo e-mail atendimentosaude@tjce.jus.br

DADOS IMPACTANTES
De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos. Ainda segundo a entidade, essa é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, sobretudo em países de baixa renda. É sabido que a conscientização pode quebrar tabus e prevenir mortes. Por isso, é essencial falar sobre o tema.
Em razão dos reflexos da pandemia de coronavírus, essa discussão ganha uma importância ainda maior. Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), que lançou em 2020 a cartilha “Saúde mental e Covid-19”, a solidão, decorrente da necessidade de distanciamento social, e as incertezas sobre o futuro são alguns fatores para o agravamento da saúde mental. Nesse sentido, é importante a aplicação de estratégias que possam amenizar os prováveis efeitos negativos deste momento.

AJUDA 24 HORAS
O Centro de Valorização da Vida (CVV) disponibiliza o número 188 para todo o território nacional, gratuitamente, com atendimento 24 horas.

AGENDA 2030
A boa saúde mental é fundamental para o bem-estar de toda a sociedade e, por isso, faz parte do terceiro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Saúde e bem-estar” visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, independentemente da idade. Os ODS foram estabelecidos pela ONU e fazem parte de uma agenda global adotada por chefes de Estado e altos representantes de países, que se comprometeram a alcançar o desenvolvimento sustentável de forma equilibrada até 2030.