Conteúdo da Notícia

Representantes do TJ do Maranhão vêm ao Ceará para conhecerem funcionamento do Fórum Clóvis Beviláqua

Ouvir: Representantes do TJ do Maranhão vêm ao Ceará para conhecerem funcionamento do Fórum Clóvis Beviláqua

O Fórum Clóvis Beviláqua (FCB) recebeu, na tarde desta quinta-feira (19/08), visita técnica de representantes do Fórum de São Luís (MA), a fim de realizar um benchmarking, especialmente sobre o funcionamento da Central de Mandados e atuação desta no plantão judiciário. Estiveram em pauta, entre outras questões, a distribuição das zonas e a organização dos oficiais de justiça. Os visitantes analisam a possibilidade de reprodução, em breve, das particularidades técnicas deste setor na Comarca da Ilha de São Luís.

Recebido pelo vice-diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz Edson Feitosa dos Santos Filho, o grupo maranhense foi chefiado pela diretora do Fórum Desembargador Sarney Costa, juíza Andréa Furtado Perlmutter Lago, acompanhada da juíza coordenadora, Laysa de Jesus Paz Martins Mendes, e do secretário da Central de Mandados da Comarca de São Luís, Charles Glauber da Costa Pimentel.

A comitiva pôde acompanhar uma explanação, feita pelo diretor executivo da Área Judiciária da Comarca de Fortaleza, Elber Gonçalves, e pelo chefe da Central de Cumprimento de Mandados (Ceman), Francisco Wagner Sales Barbosa, acerca de detalhes sobre a estrutura, divisão de equipes na Ceman e cumprimento de mandados no plantão. Após, o grupo fez uma rápida passagem pelas instalações da unidade cearense, acompanhada pela diretora executiva da Área Administrativa, Vanessa Plutarco.

Secretário Charles Glauber, diretor executivo Elber Gonçalves, diretora executiva Vanessa Plutargo, juiz Edson Feitosa, juízas Andreia Lago e Laysa Paz e o chefe da Ceman, Vagner Sales (Da Esq. p/ Dir.)

Para o juiz Edson Feitosa dos Santos Filho, a visita resultou em um momento “bastante enriquecedor” para o ambiente do Judiciário cearense. “Tivemos uma boa discussão, no sentido do aprimoramento dos dois fóruns. Todo o material correspondente a essa conversa vai ser remetido à Diretoria do Fórum de São Luís e me parece bastante interessante essa interação, não só com este, mas também com outros fóruns”, comentou o magistrado.

A juíza Andréa Furtado também destacou a importância do intercâmbio entre as duas comarcas, acrescentando que a de Fortaleza, juntamente com Aracaju (SE) e Belo Horizonte (MG), duas capitais visitadas pelo grupo anteriormente, cumpre um “expediente extraordinário”, com boas especificidades administrativas. “Viemos em busca de uma cooperação técnica entre os estados acerca dessas informações, porque observamos, especialmente aqui no Ceará, uma realidade bem próxima da nossa. E a gente verificou que o sistema de vocês é um sistema muito bom, funcional, e podemos adaptá-lo ao nosso dia a dia”.