Conteúdo da Notícia

Vereadora apóia decisão judicial para criar hospital

Ouvir: Vereadora apóia decisão judicial para criar hospital

10.09.2009 Política Pág.: 05
A vereadora Eliana Gomes (PC do B) defendeu ontem, na Câmara Municipal de Fortaleza (CMF), a decisão do juiz da 4ª Vara da Infância e da Juventude que obriga a Prefeitura a criar hospital para dependentes químicos. “É importante para Fortaleza”, destacou. A vereadora justificou que apesar de o Município contar com vários locais especializados no tratamento de dependentes químicos, as famílias não podem pagar a internação de seus filhos.
O hospital será para tratamento em regime ambulatorial e de internação de crianças e jovens, pais ou responsáveis de dependentes químicos. A decisão foi resultado de uma ação civil pública impetrada pelo Ministério Público em 1997. Há 12 anos o Executivo municipal vem recorrendo na Justiça alegando que é responsabilidade do Estado. A decisão, tomada no último mês de agosto. A vereadora ressaltou a importância da instituição de programas de enfrentamento às drogas pelo município, o que necessita de apoio do Governo Federal porque, segundo Eliana, Fortaleza não tem condições de implantar qualquer programa sozinha. A parlamentar disse que a decisão da 4ª Vara ganha reforço na CMF.
Além disso, Eliana colocou a necessidade de se construir um Fundo Anti-Drogas no município para apoiar os programas. “Já existe um Fundo a nível nacional”. Ela citou algumas ações como abrir as escolas, recuperar centros sociais, praças, oferecer esportes nos centros de lazer capazes de afastar os jovens das drogas. “Temos que fazer ações concretas dentro das políticas públicas”, lembrou.