Conteúdo da Notícia

Varas da Fazenda Pública do Ceará recebem reforço para agilizar processos

Ouvir: Varas da Fazenda Pública do Ceará recebem reforço para agilizar processos

14.06.10
A partir deste mês, os 10 juízes auxiliares e 16 servidores integrantes do Grupo de Auxílio para Redução do Congestionamento de Processos Judiciais da Comarca de Fortaleza, no Ceará, passarão a atuar nas Varas da Fazenda Pública do Fórum Clóvis Beviláqua.
Segundo o coordenador do grupo, juiz Francisco Bezerra Cavalcante, o trabalho terá início pelas 1ª, 2ª, 3ª e 4ª varas. “Em seguida, vamos contemplar as outras cinco Varas da Fazenda Pública, sempre com o objetivo de colaborar para a desobstrução do andamento processual, ainda mais em um momento importante pelo qual elas passam agora, que é o da virtualização”, disse.
O grupo, instituído pelo Tribunal de Justiça do Ceará em fevereiro deste ano, está atuando desde o mês de março nas 1ª e 30ª Varas Cíveis. “Começamos pelas que estavam mais congestionadas e, agora que já conseguimos dar uma grande alento a essas varas, com uma redução significativa de processos aguardando julgamento, podemos estender nossa contribuição”, considerou.
Em pouco mais de dois meses de trabalho, o grupo já conseguiu solucionar 2.571 processos judiciais. Desses, 1.906 foram resolvidos durante o mutirão “A Justiça se preocupa com você – Diga sim à conciliação”, realizado em maio deste ano, e 668 tiveram sentença proferida pelos juízes integrantes do grupo
.
Além disso, foram realizados 1.486 despachos e 11.904 expedientes. “Nós sabemos que, para desobstruir, não é preciso só julgar, é preciso preparar o processo, antes e depois da sentença, e isso nós só conseguimos com o empenho e dedicação, tanto dos juízes como dos servidores”, afirma o coordenador.
Fonte: TJCE