Conteúdo da Notícia

Vara de Penas Alternativas promove encontro com rede de apoio a dependentes químicos

Ouvir: Vara de Penas Alternativas promove encontro com rede de apoio a dependentes químicos

A Vara de Penas Alternativas do Fórum Clóvis Beviláqua realiza, nesta quarta-feira (20/10), de 13 às 17 horas, o VI Encontro da Rede de Apoio ao Adicto Jurisdicionado. Com o tema “Drogadicção e Família”, esta edição do evento traz uma programação composta de palestras e relatos de experiências, que serão apresentados no Auditório Agenor Studart.
A abertura do evento será feita pelo diretor em exercício do Fórum, juiz José Ricardo Vidal Patrocínio, e pela juíza titular da Vara de Penas Alternativas, Maria das Graças Almeida de Quental.
Um dos destaques da programação será a apresentação, às 14 horas, do Programa de Escolarização, desenvolvido pela Vara de Penas Alternativas em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará.
O coordenador do Núcleo de Justiça Terapêutica, psicólogo Elton Gurgel, fará uma retrospectiva dos sete anos do programa, que já beneficiou mais de 300 apenados com aulas de escolarização ministradas aos sábados e domingos, no Centro Educacional de Jovens e Adultos Paulo Freire.
O psicólogo afirma que a apresentação tem o objetivo também de comemorar a recente renovação da parceria entre a Vara de Penas Alternativas e a Seduc, o que vai viabilizar a continuidade do Programa de Escolarização até o final de 2011.
Às 14h30, a programação do encontro segue com a palestra ?Drogadicção e Família?, ministrada pela psicóloga e doutora em Sociologia, professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade de Fortaleza (Unifor), Marinina Gruska Benevides.
O encerramento ocorrerá com relatos de ações desenvolvidas, juntamente com as famílias de dependentes químicos, pelas diversas instituições parceiras do evento, como Centro de Atenção Psicossocial (Caps), da Prefeitura de Fortaleza; Alcoólicos e Narcóticos Anônimos; Centros de Educação de Jovens e Adultos; Juizados Especiais; Movimento de Saúde Mental Comunitário do Bom Jardim; Celebrando a Restauração; entre outros.
O encontro é uma iniciativa do Núcleo de Justiça Terapêutica (NJT) da Vara de Penas Alternativas. O NJT, criado em abril de 2008, tem o objetivo de incentivar a adoção de políticas públicas de recuperação de dependentes químicos, usuários de drogas e de cumpridores de penas alternativas.