Conteúdo da Notícia

Tribunal promove palestra  sobre a importância da vacinação

Tribunal promove palestra sobre a importância da vacinação

Ouvir: Tribunal promove palestra sobre a importância da vacinação

A importância da vacinação para os adultos foi tema de palesta nesta quinta-feira (26/03), no subsolo do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Quem falou sobre o assunto foi o clínico geral Marco Penaforte, do Departamento de Serviços Integrados de Saúde do Poder Judiciário.

O médico explicou que todo ser humano tem proteções naturais, como a pele e os glóbulos brancos do sangue, mas também é possível adquirir barreiras para evitar doenças, como as vacinas. A imunização é capaz de proteger contra bactérias, vírus e toxinas.

Entre as vacinas indicadas para os adultos estão a da gripe, que deve ser tomada todos os anos, principalmente por pessoas com mais de 60 anos; a de tétano, que deve ser reforçada a cada dez anos; e a de hepatite B, que é dividida em três doses, com a aplicação da segunda um mês após a primeira e da terceira seis meses depois de iniciado o ciclo.

Com relação à hepatite, o médico esclareceu que a transmissão pode ocorrer através de beijo ou durante a relação sexual. Ele ressaltou que a doença pode causar cirrose e câncer no fígado, por isso é importante garantir a imunização.
Márcia Moreira esteve entre as servidoras presentes e afirmou que a palestra foi bastante esclarecedora porque tirou dúvidas sobre a necessidade de vacinar. Ela também disse que vai separar o cartão de vacinas para participar da campanha do TJCE.

A mobilização será realizada na próxima terça-feira, dia 31, das 9h às 11h, na sala 1 do subsolo. Serão aplicadas vacinas contra hepatite B e tétano (DT) para os servidores. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria Executiva Regional VI, da Prefeitura de Fortaleza.