Conteúdo da Notícia

“Judiciário em Evidência” explica os principais pontos do novo Código de Processo Civil

“Judiciário em Evidência” explica os principais pontos do novo Código de Processo Civil

Ouvir: “Judiciário em Evidência” explica os principais pontos do novo Código de Processo Civil

As principais inovações do novo Código de Processo Civil (CPC) estão na próxima edição do “Judiciário em Evidência”, que será exibida no sábado (28/03) na TV Assembleia, às 18h30; domingo (29/03) na TV O Povo, às 12h15; e na segunda-feira (30/03), na TV Fortaleza, às 14h30. Quem explica os detalhes é o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes.

O magistrado afirma que a conciliação passará a ser regra antes do ingresso da ação. A sessão deve ocorrer com 30 dias de antecedência da data do ajuizamento do processo.

Além disso, o entendimento dos Tribunais Superiores serão seguidos pelas instâncias inferiores. O objetivo é dar uniformidade, ou seja, decisões iguais para problemas semelhantes.

Com relação aos processos de família, o devedor de alimentos terá o prazo de até três dias para fazer o pagamento ou apresentar justificativa sobre a impossibilidade de quitar o débito. Caso contrário, terá o nome cadastrado em listas de restrição ao crédito e ficará de um a três meses preso, em regime fechado e separado dos apenados por crimes.

O desembargador explica também que as ações serão julgadas de acordo com a ordem cronológica, exceto os casos urgentes, como pedidos de remédios e tratamentos médicos. Quem não cumprir decisão da Justiça que envolva o pagamento de valores terá o nome cadastrado em listas de inadimplentes, a exemplo da não quitação de pensão alimentícia.

O novo CPC, sancionado este mês pela presidente Dilma Rousseff, passa a vigorar em 16 de março de 2016.

O programa exibe ainda reportagens sobre o mutirão para analisar a situação de jovens em conflito com a lei, que estão em centros educacionais de Fortaleza, e sobre o projeto que traz estudantes ao Tribunal de Justiça e leva magistrados para fazer palestras em escolas.

CANAIS
TV Assembleia – canal 30 aberto e Multiplay
TV O Povo – canais 48 aberto e 23 da Multiplay
TV Fortaleza – canais 6 da Multiplay e 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).

O programa também fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.