Conteúdo da Notícia

Tribunal debate medida para regulamentar apadrinhamento de crianças e adolescentes

Tribunal debate medida para regulamentar apadrinhamento de crianças e adolescentes

Ouvir: Tribunal debate medida para regulamentar apadrinhamento de crianças e adolescentes

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) debateu, nesta quinta-feira (23/07), resolução para regulamentar apadrinhamento afetivo e financeiro de crianças e adolescentes acolhidos em instituições e disponíveis para adoção. A sessão foi conduzida pela presidente do Poder Judiciário, desembargadora Iracema Vale.

A medida foi proposta pela desembargadora Lisete de Sousa Gadelha, presidente da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai-CE). A iniciativa busca normatizar os critérios de inscrição tanto para o programa de apadrinhamento afetivo quanto para o financeiro, além de estabelecer que atividades cada tipo de padrinho pode desenvolver com os abrigados disponíveis para participar do projeto.

Durante o debate, a desembargadora Maria Vilauba Fausto Lopes sugeriu a inclusão do apadrinhamento de serviço, que consiste na participação de profissionais liberais que prestam serviço às crianças e adolescentes abrigados. Já o desembargador Mário Parente Teófilo Neto propôs que entre os critérios adotados para o apadrinhamento deva ser observado os antecedentes criminais do candidato.

O documento que disciplina o apadrinhamento segue agora para alterações da Cejai e aprovação do Tribunal de Justiça.

ATIVIDADES SOCIOCULTURAIS

A Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai-CE) promoveu, nos dias 21 e 22 deste mês, atividades socioculturais para menores em situação de risco. Mais de 170 crianças e adolescentes foram beneficiadas.

Jovens acolhidos nos abrigos Acolhimento 02, Menina dos Olhos de Deus, Sol Nascentes, Madre Paulina, Nossa Casa, Santa Gianna Beretta Molla e São Miguel Arcanjo assistiram a sessões de cinema no Shopping Benfica e North Shopping Jóquei.

Já crianças a adolescentes das casas de acolhimento Lar Davis, Tia Júlia, localizados em Fortaleza, Pequeno Nazareno e Sociedade para o Bem-Estar da Família (SOBEF), de Maranguape e Maracanaú, respectivamente, foram ao teatro SESC Emiliano Queiroz.