Conteúdo da Notícia

Tribunal de Justiça promove treinamento de servidores para conciliação e mediação

Tribunal de Justiça promove treinamento de servidores para conciliação e mediação

Ouvir: Tribunal de Justiça promove treinamento de servidores para conciliação e mediação

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos, promoveu, nesta terça-feira (20/09), o primeiro módulo do treinamento voltado à capacitação de servidores em técnicas de solução de conflitos. O trabalho foi conduzido pela coordenadora da pós-graduação em Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor), Lilia Maia de Moraes Lopes.
Segundo a professora, é fundamental que os facilitadores tenham postura de mediação inclusiva e participativa. Para ela, a observação e o cuidado com a pessoa e com o conflito em questão são os pontos principais do trabalho do mediador.
A capacitação terá ainda outros dois módulos. ?Conciliação e suas Técnicas? será aplicado nos dias 29 deste mês e 3, 4, 6, 7, 10, 11 e 14 de outubro, no TJCE. No próximo dia 29 de setembro e 4, 6 e 11 de outubro, a atividade ocorrerá no Fórum Clóvis Beviláqua. Já o módulo ?Mediação e suas Técnicas? ocorrerá nos dias 17, 18, 20, 21, 24, 25, 27 e 28 de outubro, no TJCE, e 18, 20, 25 e 27 de outubro no Fórum.
A iniciativa atende à Resolução nº 125, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a política nacional de tratamento dos conflitos no âmbito do Poder Judiciário.
FÓRUM
Nesta terça-feira, começou também, no Fórum Clóvis Beviláqua, Curso de Formação em Mediação e Conciliação para capacitação de 70 servidores. De acordo com a chefe do Centro de Treinamento Integrado do Fórum, Adriana Albano da Rocha, os servidores que passarem pelo curso devem atuar de forma voluntária no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, agregando, assim, outros valores que serão um diferencial para os profissionais incluídos no programa.