Conteúdo da Notícia

Tribunal de Justiça iniciará expansão do sistema de automação para todas as comarcas do Ceará

Tribunal de Justiça iniciará expansão do sistema de automação para todas as comarcas do Ceará

Ouvir: Tribunal de Justiça iniciará expansão do sistema de automação para todas as comarcas do Ceará

O Judiciário do Ceará implantará o Sistema de Automação da Justiça (SAJ), solução para o gerenciamento de processos, em todas as comarcas do Estado. Considerado uma medida necessária, por permitir maior celeridade e segurança, além de economia, praticidade e acessibilidade, o software já funciona, desde 2010, na Capital e, desde 2016, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
Agora, a Presidência do Tribunal de Justiça cearense (TJCE) determinou a adoção, gradativamente, da ferramenta em todas as Varas das demais comarcas. O SAJ não será implantado nos Juizados Especiais Cíveis e Criminais porque essas unidades já utilizam o Processo Judicial Eletrônico (PJe), idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Segundo a Portaria nº 1.644, publicada nessa segunda-feira (02/10), o processo eletrônico será expandido para as Comarcas de Entrância Final: Caucaia (RMF), Sobral e Juazeiro do Norte. Nessas localidades, as ações em andamento continuarão tramitando de forma física (papel), ressalvada a possibilidade de digitalização das peças, posteriormente.
As petições iniciais serão recebidas somente pelo SAJ, disponível no Portal www.esaj.tjce.jus.br. As petições intermediárias, relativas a processos eletrônicos, somente serão recebidas de forma digital.
Para o presidente do TJCE, desembargador Gladyson Pontes, a medida trará avanços significativos “na qualidade da prestação jurisdicional, substituindo o processo físico pelo virtual e melhorando o controle dos dados processuais”.
O presidente da Comissão de Informática do Tribunal, desembargador José Tarcílio Souza da Silva, explicou que desde a implantação do sistema em 2010, já havia a previsão de disponibilização da ferramenta para todo o Ceará, mas que somente agora, com o aprimoramento tecnológico é que será possível. Também afirmou que esse projeto é um avanço desejado por outros tribunais do País, e que a expansão do SAJ “colocará a Justiça cearense em destaque no cenário nacional”.
SAJ FÍSICO
Nas demais comarcas, haverá a implantação do SAJ físico, com a migração dos dados existentes no Sistema Processual (Sproc) para a nova plataforma, passando a atender as demandas atualizadas pelo Código de Processo Civil e Resoluções do CNJ.
O projeto está sendo implantado pela Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin) do TJCE. Segundo Denise Maria Olsen, titular da Setin, “a mudança permitirá otimizar a gestão integrada do acervo de processos judiciais, utilizando uma solução tecnológica única, viabilizando informações que subsidiarão a melhoria da prestação dos serviços do Tribunal”.
Ao estabelecer a migração, o presidente do TJCE, desembargador Gladyson Pontes, levou em consideração o Plano Estratégico 2015/2020 do Judiciário cearense, que prevê a expansão do processo eletrônico. Além disso, o SAJ contempla ações de todas as competências (cíveis e criminais), e há a necessidade de se fazer a integração de sistemas em todo o Estado.
CALENDÁRIO
Para a implantação, que será gradativa, haverá suspensão dos prazos processuais, conforme a seguir:

Comarca Implantação Suspensão dos prazos
Caucaia 16 a 27/10 16 a 20/10
Aquiraz 16 a 20/10 16 a 18/10
Limoeiro do Norte 6 a 10/11 6 a 8/11
Crateús 6 a 10/11 6 a 8/11
Iguatu 6 a 10/11 6 a 8/11
Baturité 6 a 10/11 6 a 8/11
Eusébio 6 a 10/11 6 a 8/11
Juazeiro do Norte 20/11 a 1º/12 20 a 24/11
Sobral 4 a 15/12 4 a 8/12