Conteúdo da Notícia

Tribunal de Justiça do Ceará promove curso de manutenção da qualidade de água para servidores

Tribunal de Justiça do Ceará promove curso de manutenção da qualidade de água para servidores

Ouvir: Tribunal de Justiça do Ceará promove curso de manutenção da qualidade de água para servidores

O Serviço de Treinamento da Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) realiza até a próxima quarta-feira, dia 31 de julho, curso de capacitação em “Manutenção da Qualidade da Água”. O treinamento foi solicitado pela Secretaria de Administração (Secad) do Tribunal e faz parte do Plano de Capacitação dos Servidores de 2013.

A atividade, que começou no último dia 22, acontece das 9h às 11h55min, no Palácio da Justiça, no Cambeba. É voltada principalmente para servidores lotados na Secad.

A finalidade do curso é capacitar novos técnicos sobre reuso da água em estações de tratamento e utilização para o consumo humano (potabilidade da água). Entre os conteúdos abordados estão noções de ações preventivas e corretivas de manutenção de qualidade da água de sistemas de resfriamento e noções de padrões de parâmetros físico/químicos de estações de tratamento de efluentes (esgotos).

Os participantes também aprenderão sobre interpretações de laudos e avaliações técnicas para emissão de atestados de prestação de serviços. De acordo com o facilitador do curso, Adriano de Souza Nogueira, será realizada ainda uma aula prática, em que os servidores conhecerão uma estação de tratamento de efluentes auto-sustentável da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

Esse tipo de estação ecologicamente correta, segundo o facilitador, funciona com o gás metano, produzido dentro do próprio sistema de tratamento do esgoto. “A combustão do gás metano pode ser usada para produção de energia elétrica. Então, a estação não precisa utilizar energia de fora. A bomba instalada usa a energia da combustão do gás para fazer o sistema funcionar”, explicou.

O curso está sendo ministrado por Adriano de Souza Nogueira. O facilitador é Técnico de Manutenção, graduado em Química pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e mestre em Engenharia Civil e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É também Doutorando em Engenharia e Ciência de Materiais pela UFC e tem MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). No Tribunal, atua ainda como fiscal dos contratos de manutenção de estações de tratamento de esgoto e de tratamento da água de sistemas de refrigeração.