Conteúdo da Notícia

Tribunal de Justiça avança na construção do Plano Estratégico 2030

Publicado em: 23-09-2020

Mesmo durante a pandemia da Covid-19, que impôs medidas de segurança como o distanciamento social, as etapas de construção do Plano Estratégico do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) 2030 continuam avançando. A Missão, a Visão, os Valores e os Objetivos Estratégicos que compõem o Plano já foram aprovados pelo Grupo de Validação.

O Plano norteará projetos, metas e ações do Judiciário até 2030. À frente da construção está a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Tribunal e o Instituto Publix, que adotaram os recursos tecnológicos disponíveis para continuar o trabalho conjunto e se adaptar ao novo cenário.

O Plano vem sendo elaborado pelo Grupo de Desenvolvimento, de forma participativa, com base em consultas amplas feitas junto a magistrados, servidores e sociedade em geral. A construção de um planejamento para os próximos dez anos antecipa ações necessárias para atender aos anseios da sociedade cearense, além de permitir ao Tribunal definir estratégias alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Até o mês de dezembro de 2020 serão propostos indicadores e metas relacionados ao alcance dos Objetivos Estratégicos e da Visão do Plano, além de programas e projetos estratégicos. “O planejamento de longo prazo possibilita o equilíbrio correto entre o que se pretende alcançar, ou seja, os resultados, e o que se deve atingir, que são os objetivos. Um bom planejamento impulsiona a instituição na direção correta, ajudando-a a antecipar-se às ameaças do ambiente externo e a aproveitar, da melhor maneira possível, seus pontos fortes”, explica o secretário de Planejamento e Gestão, Sérgio Mendes.

ETAPAS
O Plano vem sendo construído desde junho de 2020 pelo Grupo de Desenvolvimento formado por cerca de 50 pessoas, entre elas, magistrados e servidores, do 1º e do 2º Graus, do Interior e da Capital, de setores judiciários e administrativos, conforme Portaria nº 743/2020, publicada no Diário da Justiça em 25 de maio de 2020.

Periodicamente, os trabalhos do Grupo de Desenvolvimento são alimentados por consultas amplas feitas junto a servidores, magistrados e sociedade em geral acerca do que deve vir a compor a Estratégia do Judiciário do Ceará.

As etapas consistem em Diagnóstico e Análise Organizacional; Formulação Estratégica e Alinhamento Estratégico. De acordo com Sérgio Mendes, “os trabalhos descritos em cada uma das três etapas são realizados a partir de oficinas de capacitação, discussão e construção coletiva que ocorrerão, inicialmente, com grupo de trabalho à distância, via plataformas de interação. Os efeitos práticos são a potencialização das iniciativas estratégicas relacionadas à celeridade na prestação jurisdicional, à melhoria no atendimento ao público e à constante modernização do judiciário.”