Conteúdo da Notícia

Tribunal de Justiça amplia uso de videoconferência e aumenta em 300% número de audiências

Tribunal de Justiça amplia uso de videoconferência e aumenta em 300% número de audiências

Ouvir: Tribunal de Justiça amplia uso de videoconferência e aumenta em 300% número de audiências

O número de audiências com réus presos cresceu 300% desde a ampliação da videoconferência, entre fevereiro e abril deste ano, em relação a igual período do ano passado. O que impulsionou esse resultado foi a expansão, em abril último, da ferramenta para todas as comarcas do Estado. A iniciativa faz parte do Plano Estratégico do Tribunal de Justiça do Ceará, que tem à frente o desembargador Washington Araújo.
“Os resultados já estão surgindo. No primeiro mês de Gestão, em fevereiro, criamos um grupo de trabalho para ampliar o uso da videoconferência. Desde a atuação, o número de audiências com réus presos aumentou em 300%. Isso mostra que estamos no caminho certo e que, com esforço e dedicação de todos, quem mais ganhará com isso é o cidadão que terá seu processo julgado com mais rapidez”, destacou o chefe do Judiciário cearense.
As unidades judiciárias foram equipadas com recursos tecnológicos que, além de possibilitar maior celeridade nos julgamentos dos processos, gera economia de recursos públicos porque dispensa o transporte de presos. Além disso, oferece mais segurança aos magistrados, aos representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, advogados e até mesmo à sociedade, já que o preso continua no local onde se encontra detido. A instalação dos equipamentos foi concluída no mês de abril.
“PROJETO + INTERIOR”
Outra ação que faz parte do Planejamento Estratégico do TJCE e que tem a finalidade de garantir uma prestação mais eficiente dos serviços é o projeto “+ Interior”. A iniciativa, lançada no último dia 25 de abril e iniciada em 2 de maio, investirá R$ 30 milhões na reestruturação de unidades judiciárias e construção de fóruns no Interior do Estado. Ao todo, serão contempladas 138 comarcas com mobiliários, computadores e climatizadores novos.
Inicialmente, já foram disponibilizados 101 novos computadores para as comarcas do Eusébio, Baturité, Fortim, Icapuí, Quixeré, Aracati, Jaguaruana, Russas, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel e Beberibe.
Os recursos são oriundos do Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização do Poder Judiciário Cearense (Fermoju) e do Fundo Estadual de Segurança dos Magistrados (Funseg-CE).