Conteúdo da Notícia

Projeto Supremo em Números é apresentado na Escola Superior da Magistratura do Ceará

Projeto Supremo em Números é apresentado na Escola Superior da Magistratura do Ceará

Ouvir: Projeto Supremo em Números é apresentado na Escola Superior da Magistratura do Ceará

A Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) recebeu, na tarde desta quinta-feira (09/05), o professor e coordenador do Núcleo de Ciência de Dados Jurídicos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Direito Rio, Ivar A. Hartmann, que apresentou resultados do projeto “Supremo em Números”.
Desenvolvida pela Escola de Direito e Escola de Matemática Aplicada da FGV, a iniciativa alia conhecimentos jurídicos a tecnologias da informação para produzir dados inéditos sobre o Supremo Tribunal Federal, trabalhando com análise quantitativa em larga escala. Conforme explicou o professor, durante a palestra, essa análise possibilita compreender melhor o comportamento e o funcionamento do principal órgão de cúpula do Poder Judiciário, bem como o impacto da atuação do STF na democracia brasileira.
Ivar Hartmann apresentou resultados de alguns dos estudos feitos pelo Supremo em Números, destacando os efeitos de alterações institucionais na gestão de processos. O palestrante apontou também como os avanços tecnológicos vêm transformando a realidade da advocacia e das diversas carreiras jurídicas e defendeu a importância de incentivar a inovação e o empreendedorismo, tanto na esfera privada como no setor público, como forma de aprimorar as práticas das instituições.
O professor destacou também que o Judiciário tem avançado na disponibilidade de dados, facilitando o desenvolvimento de novas pesquisas, profissionais e acadêmicas. “Novos modelos de negócio estão aparecendo e estão mostrando oportunidades de se melhorar os serviços jurídicos no país e de melhorar a vida de muita gente usando esses dados. Vemos que já há uma reação dos tribunais, no sentido de que esses dados sejam cada vez mais efetivamente abertos, então está mudando para melhor”, avalia.
O coordenador da Esmec, juiz Ângelo Bianco Vettorazzi, ressaltou que a Escola já possui uma parceria com a Fundação Getúlio Vargas, para realização de MBA em Direito com ênfase em Gestão Pública, e essa palestra foi mais um resultado da aproximação entre as duas instituições.
“É de grande importância trazer essa experiência única e pioneira do Supremo em Números, que é fruto de uma convergência entre conhecimento jurídico e tecnologia da informação, que permite averiguar um banco de dados de proporções fantásticas e a partir daí compreender melhor não só a atuação do STF mas quais os impactos dessa atuação na sociedade brasileira”, elogiou.