Conteúdo da Notícia

TRE apresenta dados da eleição

Ouvir: TRE apresenta dados da eleição

01.10.2010 política
Gerardo Brígido, presidente do TRE, disse que a Corte adotou estratégias para gastar menos, neste ano
VIVIANE PINHEIRO
No Ceará, não houve necessidade de reforço federal na segurança. O efetivo policial do Estado dará conta da demanda
O processo eleitoral de 2010 no Ceará está custando ao contribuinte um total superior a R$ 12 milhões. Desde o início até a conclusão do pleito, este montante terá sido empenhado pela Justiça Eleitoral para a viabilizar a realização da eleição em todos os municípios do Estado. A informação foi repassada ontem, durante entrevista, pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Luiz Gerardo Brígido.
Mesmo com uma alta quantia empenhada, o presidente apresentou dados segundo os quais, em comparação com o total de eleitores aptos a votar, o custo de 2010 se apresenta como o menor das últimas cinco eleições: R$ 2,07 por eleitor.
Ontem, o TRE convocou a imprensa para a apresentação dos números referentes à eleição, o que foi feito pelo presidente Gerardo Brígido, o vice-presidente do Tribunal, desembargador Ademar Mendes Bezerra, e o procurador regional eleitoral, Alessander Sales.
O eleitor cearense terá à sua disposição, segundo os números apresentados, um total de 6.906 locais de votação, divididos em 123 zonas eleitorais, sendo 13 na Capital e 110 nos demais 183 municípios do Interior do Estado. São 5.881.584 eleitores estão aptos a votar no Ceará, 1.558.732 em Fortaleza, e 4.322.852 nas demais cidades. Destes, pouco menos de 25 mil eleitores serão identificados já pelo sistema biométrico. Somente o município de Eusébio contará com a nova tecnologia.
Outra inovação desta eleição é a possibilidade de o eleitor votar em trânsito, nas capitais dos estados brasileiro. Em Fortaleza, 3.374 votantes se cadastraram para votar fora do seu domicílio eleitoral. Para este público, haverá 13 sessões.
Como garantia constitucional, os presos provisórios também terão direito a voto no Ceará. Serão sete locais de votação em casas de detenção, sendo um em Juazeiro do Norte, quatro em Itaitinga, um em Aquiraz e mais um em Caucaia. Há 425 detentos aptos a votar.
Distribuição
Até a tarde de ontem, segundo o presidente do TRE, 60% das urnas eletrônicas já tinham sido distribuídas na Capital e no Interior. Todas as entregues foram testadas e, até ontem, não houve registro de falha ou qualquer problema técnico nas máquinas. O desembargador Brígido assegurou que até sábado pela manhã, todas as urnas já estarão nos seus devidos lugares de votação, tanto em Fortaleza como nos demais municípios.
A respeito da segurança para a realização do pleito, o TRE cearense não precisou solicitar reforço da Força Nacional de Segurança, como chegou a acontecer, por exemplo, no Piauí e no Maranhão. “As nossas forças policiais Civil e Militar e o nosso efetivo da Polícia Federal será suficiente para que os eleitores cearenses votem com tranquilidade”, enfatizou Brígido.
Apuração
Com relação à transmissão de dados dos boletins de apuração das urnas eletrônicas, inclusive aquelas deslocadas aos municípios mais distantes de Fortaleza, o presidente da Corte informou que os resultados serão transmitidas via internet para a central de apuração, na sede do TRE, em Fortaleza. Mesmo com mais celeridade na apuração, o presidente deixou claro que os resultados oficiais das Eleições no Ceará só serão divulgados na hora estipulada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).