Conteúdo da Notícia

Transmissão de cargo do novo corregedor-geral da Justiça e posse dos dirigentes do Fórum Clóvis Beviláqua e da Esmec serão nesta segunda-feira

Ouvir: Transmissão de cargo do novo corregedor-geral da Justiça e posse dos dirigentes do Fórum Clóvis Beviláqua e da Esmec serão nesta segunda-feira

Diferente de anos anteriores, a cerimônia de transmissão de cargo do corregedor-geral da Justiça do Estado e a posse dos dirigentes do Fórum Clóvis Beviláqua e da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) não contará com a presença do público. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, apenas os ocupantes dos cargos estarão presentes nas solenidades que ocorrerão nesta segunda-feira (1º/02), mas a população poderá acompanhar por meio dos canais oficias do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

CORREGEDORIA
O desembargador Paulo Airton Albuquerque Filho tomará posse como corregedor-geral da Justiça cearense pela manhã, às 10h, com transmissão ao vivo pelo Facebook do TJCE (pt-br.facebook.com/tjceoficial). O magistrado foi eleito para o biênio 2021-2023.

A mesa deverá contar com a presença da chefe do Judiciário cearense, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira. Paulo Airton Albuquerque é desembargador estadual desde agosto de 2013, tendo ingressado pelo quinto constitucional na vaga reservada à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE). Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais (Direito), pela Universidade de Fortaleza (Unifor), possui mestrado em Direito e Gestão de Conflitos pela mesma Unifor, com período na Colúmbia, na University School of Law. Também tem especialização em Direito Imobiliário Registral e Notarial, Direito Processual Civil e Direito Ambiental. Está cursando doutorado em Ciências Políticas pela Universidade de Lisboa.

No TJCE, atuou como presidente da Comissão Organizadora do Concurso de Cartórios do Ceará e da Comissão Especial de Avaliação e Alienação de Bens Imóveis, além de integrar a 1ª Câmara de Direito Público.

FÓRUM CLÓVIS BEVILÁQUA
A juíza Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo será reconduzida ao cargo de diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, às 16h, no auditório Floriano Benevides. A cerimônia será transmitida por meio do canal oficial do TJCE no YouTube (www.youtube.com/user/tjceimprensa). O juiz Edson Feitosa dos Santos Filho também permanece como vice-diretor por mais dois anos.

Na ocasião, serão anunciados os juízes coordenadores das Varas da Capital. O Fórum de Fortaleza é composto por cerca de 200 unidades judiciárias e administrativas, onde trabalham 2.400 colaboradores. A Comarca abriga o maior volume processual do Ceará, respondendo por quase 50% dos julgamentos da 1ª Instância.

Ana Cristina Esmeraldo assumiu a condução do maior prédio público da América Latina em 2019, tornando-se a primeira juíza a ocupar o cargo. Graduada pela Universidade Federal do Ceará, possui Curso de Aperfeiçoamento em Administração Judiciária, pela Esmec, e MBA em Direito e Gestão Pública, pela FGV. Magistrada estadual desde 1994, atualmente é titular da 3ª Turma Recursal. Atuou ainda como juíza auxiliar da Vice-Presidência do TJCE e como juíza distribuidora do Fórum Clóvis Beviláqua. Exerceu o cargo de diretora do Fórum das Turmas Recursais no biênio 2017/2019.

ESMEC
O desembargador Luciano Lima Rodrigues assume, às 17h, como diretor da Esmec, no auditório da instituição. O magistrado teve seu nome referendado na sessão do Órgão Especial de 21 de janeiro. O magistrado terá como auxiliar o juiz Alexandre Santos Bezerra Sá, que atuará como coordenador-geral.

Luciano Rodrigues ingressou na magistratura cearense em 1993 como juiz substituto da Vara Única de Jaguaruana. Também trabalhou nas Comarcas de Baturité, Quixadá, Icapuí, Aratuba e Maracanaú. Na Capital, foi titular da 1ª Vara de Registros Públicos, 7ª, 3ª, 4ª e 1ª Varas da Fazenda Pública, 1ª, 2ª e 4ª Varas de Falências e Concordatas. Foi diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, na Gestão 2013-2015. Também exerceu o cargo de juiz auxiliar da Presidência do TJCE.