Conteúdo da Notícia

Trabalho de conciliação para diminuir as ações na Justiça é destaque durante reunião entre Santander e TJCE

Ouvir: Trabalho de conciliação para diminuir as ações na Justiça é destaque durante reunião entre Santander e TJCE

A otimização dos serviços prestados ao cidadão, a conciliação e a diminuição de processos na Justiça estadual foram os assuntos tratados durante reunião, na tarde desta terça-feira (12/07), entre a comitiva do Banco Santander e a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira. A instituição bancária colocou o Departamento Jurídico à disposição do Judiciário cearense para facilitar o debate e a conciliação de ações envolvendo clientes e o banco. Hoje, o Santander possui um total de 1.500 processos que tramitam no TJCE.

“Este momento é uma troca de experiência entre duas instituições que trabalham com o mesmo propósito: servir à sociedade. O Tribunal de Justiça foca na prestação jurisdicional e o Santander no serviço bancário, ambos primando pelo bom acolhimento e atendimento ao cidadão”, destacou a presidente da Corte.

Na oportunidade, a desembargadora enfatizou que a conciliação é a forma mais célere de colocar um ponto final no litígio. “O cidadão tem optado por essa modalidade, porque os processos inscritos nos Núcleos de Mediação e Conciliação são muito mais ágeis do que as ações que tem o trâmite comum. Por isso, é importante as instituições financeiras verificarem, entre os processos, quais os que podem ter a viabilidade de um acordo”.

O vice-presidente do Santander no Brasil, Alessandro Tomão, ressaltou que o banco vem “apoiando diversas frentes de conciliação nos tribunais. O Judiciário do Ceará pode contar com a nossa participação durante a Semana Nacional de Conciliação”.

INCENTIVO À CONCILIAÇÃO
A solução de conflitos, por meio da conciliação, é um dos pilares da atual Gestão do TJCE, que conta com Centros Judiciário de Solução de Conflitos (Cejuscs) na Capital e no Interior, e com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). Desde o início da pandemia da Covid-19 e o distanciamento social, o Judiciário buscou formas de incentivar a realização de audiências de conciliação e mediação por meios virtuais. Hoje, só no Cejusc de Fortaleza, são realizadas mais de 80 audiências diariamente por meio de videoconferências.

COMO CONCILIAR
A conciliação pode ser feita durante a fase litigiosa, enquanto o processo tramita pelas instâncias judiciais, ou mesmo antes da disputa ser levada à Justiça. Os interessados podem solicitar a inclusão do processo na pauta de conciliação clicando AQUI.