Conteúdo da Notícia

TJCE reinaugura Fórum de Beberibe, o terceiro em menos de seis meses com elevado padrão de modernidade

Ouvir: TJCE reinaugura Fórum de Beberibe, o terceiro em menos de seis meses com elevado padrão de modernidade

A atual Gestão do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) entregou, nesta terça-feira (27/06), o Fórum da Comarca de Beberibe completamente revitalizado, ampliado e dentro dos modernos padrões de acessibilidade. É o terceiro, em menos de seis meses de administração que foi reinaugurado, sob o comando do desembargador Abelardo Benevides Moraes, presidente do Tribunal. Os outros dois foram Crato e Marco.

Com a população estimada em mais de 52 mil habitantes, a Comarca de Beberibe tem agora plena capacidade de oferecer serviços ágeis. “É uma alegria estar aqui para mais uma entrega de Fórum, que oferece melhores condições de trabalho a juízes, servidores e demais operadores do Direito e proporciona atendimento adequado a todos os cidadãos”, disse o chefe do Judiciário cearense.

O prédio foi ampliado para instalação adequada das unidades e reestabelecimento do Salão do Júri, implantação de sala para depoimento especial, fraldário e amamentação. A reforma também contemplou a substituição de todas as instalações elétricas e de rede; modernização da climatização em todo o prédio, incluindo as áreas comuns; melhorias de segurança, com implantação de celas, oitiva, parlatório, apoio para os policiais, bem como individualização dos fluxos dos magistrados, servidores, jurisdicionados e réus presos.

O juiz diretor do Fórum, Wilson Alencar de Aragão, agradeceu à Gestão do TJCE o cuidado especial que tem tido com a Comarca de Beberibe, ao instalar mais uma unidade judiciária (2ª Vara), na qual será o responsável, e por concluir a reforma em tempo recorde. “Agradeço o apoio necessário ao desenvolvimento de um serviço mais célere à população. Isso demonstra também a valorização de magistrados e servidores, além de renovar o nosso sentimento de pertencimento ao Judiciário. Vamos alavancar ainda mais a prestação jurisdicional”, enfatizou.

Para o titular da 1ª Vara de Beberibe, juiz Francisco Gilmário Barros Lima, “reforma grandiosa do Fórum vai trazer muito conforto e comodidade, não só para juízes e servidores, mas também para o cidadão, advogados e representantes da Defensoria Pública e Ministério Público. Estamos reinaugurando também o espaço do Tribunal do Júri e agora passaremos a realizar as sessões aqui, na nossa casa jurisdicional”.

A prefeita de Beberibe, Michele Cariello de Sá Queiroz, destacou o momento como um “grande avanço. Agradeço a atuação do Tribunal de Justiça em nosso município. A reinauguração é um passo muito importante para atender nossa população. Estamos felizes em fazer parte desta história”.

A solenidade de reinauguração foi prestigiada por magistrados, servidores, representantes do MPCE, Defensoria, OAB e autoridades locais

 

PLANO DE OBRAS

A revitalização do Fórum de Beberibe faz parte do Plano de Obras do TJCE 2023-2025 que abrange obras e reformas de mais de 30 fóruns de Comarcas do Interior do Estado. De acordo com a Gerência de Engenharia e Arquitetura do Tribunal, foram investidos R$ 1.493.437,13 para a execução da reforma do Fórum Des. Boanerges Queiroz Facó.

Também compareceram à reinauguração, o presidente e a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), José Erinaldo Dantas Filho e Cristiane do Vale Leitão, respectivamente; representantes da Defensoria Pública; Ministério Público; Ordem dos Advogados do Brasil – Subsecção Litoral Leste; representantes da Polícia Civil e Militar, além da Câmara Municipal de Beberibe.

“VIDA EM EQUILÍBRIO”

Durante a reinauguração, o presidente do TJCE também destacou o comprometimento da atual Gestão com a qualidade de trabalho ofertada a magistrados, servidores e demais colaboradores da Justiça. “Estamos focados também em melhorar a nossa força e qualidade de trabalho para todos os operadores de Direito. Já temos planos para acrescer mais servidores aos quadros do Judiciário. Ter uma força de trabalho ainda mais qualificada e que atenda às demandas para uma maior prestação jurisdicional, com eficiência e celeridade, diminuindo os acervos processuais em varas da Capital e Interior”.

O magistrado lembrou que, “desde a primeira semana de atuação desta Gestão, temos dado condições de trabalho a todos. Cada magistrado do Estado recebeu o apoio de um servidor. Paralelamente, também estamos focados na melhoria do ambiente de trabalho e a qualidade de vida dos nossos colaboradores. Para isso, lançamos o programa Vida em Equilíbrio”. A iniciativa é inédita, em 150 anos de história do TJCE, e visa a promoção do bem-estar de magistrados e servidores.