Conteúdo da Notícia

TJCE realiza entrega de mudas de plantas para comemorar o Dia do Meio Ambiente

TJCE realiza entrega de mudas de plantas para comemorar o Dia do Meio Ambiente

Ouvir: TJCE realiza entrega de mudas de plantas para comemorar o Dia do Meio Ambiente

Dentro das comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente (celebrado em 5 de junho), o Poder Judiciário promoveu, nesta sexta-feira (09/06), a doação de 150 mudas de plantas para o público que frequenta o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A iniciativa foi promovida pela Assistência Militar do TJCE, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado e apoio do Núcleo Socioambiental da Justiça cearense.
Entre os tipos de mudas estavam exemplares de ipê roxo, flamboyant rosa, boldo, mamão hawaí e palmeira, oriundos do Parque Botânico de Caucaia. A ação contou com a participação do desembargador Emanuel Leite Albuquerque, supervisor do Núcleo Socioambiental. “Valorosa iniciativa, sobretudo nos tempos atuais, quando o meio ambiente se torna um dos temas mais sugestivos junto aos povos de todos os países”.
Segundo o chefe da Assistência Militar, tenente-coronel Clauber de Paula, a inciativa teve como objetivo conscientizar as pessoas sobre a necessidade de preservação do meio ambiente. “A ideia foi chamar a atenção para a causa, utilizando o simbolismo das mudas, e contribuir para a ampliação das áreas verdes na cidade”.
HISTÓRIA
O Dia do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972. No Brasil, a Semana Nacional do Meio Ambiente faz parte do calendário oficial desde 1981, instituída pelo decreto nº 86.028.
A proposta da data é promover atividades de proteção e alertar sociedade e governos para os perigos de negligenciar o cuidado com a natureza. Entre os principais problemas a serem combatidos estão o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento e desperdício de água.