Conteúdo da Notícia

TJCE promove roda de conversa sobre o papel feminino na sociedade durante a XV Bienal Internacional do Livro

Ouvir: TJCE promove roda de conversa sobre o papel feminino na sociedade durante a XV Bienal Internacional do Livro

Em mais uma ação voltada ao incentivo da leitura e da escrita, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) promoveu, na última sexta-feira (11/04), roda de conversa do “Clube de Leitura Esperança Garcia” durante a XV Bienal Internacional do Livro do Ceará. A iniciativa do Judiciário estadual possibilita debates sobre o papel feminino na sociedade, tendo como base obras literárias de ficção e não-ficção.

Desta vez, as discussões se pautaram nas reflexões alcançadas a partir da leitura do livro “O Segundo Sexo – Fatos e Mitos”, da escritora Simone de Beauvoir. A desembargadora Ângela Teresa Gondim Carneiro Chaves, coordenadora do Comitê Gestor de Equidade de Gênero, ressaltou que a prática aproxima a Justiça de cidadãs e cidadãos, bem como fomenta transformações sociais importantes.

“É uma forma de o Tribunal sair um pouco de seus muros e se encontrar com a sociedade para trocar ideias e experiências”, pontuou a magistrada, que mediou as conversas junto à juíza Ana Cristina Esmeraldo, membra do Comitê Gestor. Também participaram do debate a juíza Ana Kayrena Freitas e a servidora Kássia Lanelly Lima Alves, bem como a líder técnica do Programa de Fortalecimento de Lideranças Femininas, a servidora Daniela Dantas Barbosa.

Para a titular do 10º Juizado Especial Cível de Fortaleza, juíza Maria do Socorro Montezuma Bulcão, o Esperança Garcia amplia o conhecimento sobre temas como o protagonismo feminino e o movimento feminista, fortalecendo iniciativas voltadas à equidade de gênero. “É um projeto muito bonito dentro do Judiciário. Nós temos lido livros importantíssimos, de grandes escritoras. O grupo não é formado só por mulheres, mas também por homens, e acho que o engajamento deles é significativo porque não se faz uma política de equidade de gênero sem a participação de todos”, declarou.

Além de participantes Clube de Leitura, a atividade reuniu pessoas que visitaram a XV Bienal Internacional do Livro do Ceará. O analista judiciário adjunto Edwilson Soares Freire prestigiou a ação e considerou o encontro uma ferramenta de “concessão de voz às mulheres”. “Houve um tempo em que as mulheres nem mesmo podiam publicar livros. Há casos de autoras que os maridos usurparam os textos para si, tendo a publicação com o nome deles. O Clube é uma ideia formidável, e eu dou a maior força”, acrescentou.

 

A XV Bienal Internacional do Livro do Ceará ocorreu no Centro de Eventos

 

 

LIDERANÇAS FEMININAS

O Clube de Leitura Esperança Garcia, criado em 2023, está inserido nas ações realizadas por meio do Programa de Fortalecimento de Lideranças Femininas. O objetivo é viabilizar o letramento de gênero, utilizando obras clássicas e contemporâneas que abordam a temática, para incentivar a reflexão sobre a inserção das mulheres na construção da sociedade.

As inscrições ocorrem no início dos semestres, tendo cada ciclo a duração de cinco meses. Durante o período, são estudadas obras literárias selecionadas. As informações sobre a disponibilização de vagas são divulgadas nos canais internos de comunicação do TJCE.

O Programa de Fortalecimento de Lideranças Femininas integra a Estratégia de Transformação Digital do TJCE, viabilizada pelo Programa de Modernização do Poder Judiciário (Promojud), e se destina à preparação de mulheres para ocuparem cargos de liderança, garantindo maior inclusão e equidade de gênero no âmbito da Justiça estadual. A iniciativa está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 5 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que trata da igualdade de gênero, inclusão feminina, e orientação profissional para quem deseja ocupar posições de liderança.

 

 

 

 

Agenda2030 Promojud