Conteúdo da Notícia

TJCE promove qualificação de pretendentes à adoção em Tianguá

TJCE promove qualificação de pretendentes à adoção em Tianguá

Ouvir: TJCE promove qualificação de pretendentes à adoção em Tianguá

Um total de 56 pretendes à adoção estão participando, nesta sexta-feira (31/08), de curso psicossocial e jurídico na Comarca de Tianguá, distante 318 km de Fortaleza. A capacitação, que é uma das etapas necessárias à habilitação no Cadastro Nacional de Adoção (CNA), é promovida pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
O objetivo é qualificar os pretendentes à adoção, abordando questões que envolvem desde o primeiro contato até a pós-adoção, ressaltando o relacionamento entre pais e filhos, além dos aspectos sociais, psicológicos e jurídicos. Após o procedimento, os interessados serão submetidos à avaliação psicossocial, com entrevistas e visitas domiciliares. Entre os participantes estão 26 casais e 4 pessoas solteiras.
Participam da capacitação, membros do Ministério Público e profissionais com formação nas áreas de Psicologia, Serviço Social, Pedagogia e Direito, das ONGs de apoio à adoção Acalanto e Rede Adotiva. Após a conclusão, será fornecida certidão comprobatória de participação com validade em todo Brasil.
Além disso, 10 servidores que trabalham com o cadastro de dados junto ao CNA também estão recebendo treinamento específico.
As qualificações realizadas pela Cejai estão em conformidade com a Portaria nº 1.028, publicada no Diário da Justiça do dia 16 de junho, que prevê a capacitação em todo o Estado.