Conteúdo da Notícia

TJCE participa de encontro sobre desafios e metas para o Judiciário nacional

TJCE participa de encontro sobre desafios e metas para o Judiciário nacional

Ouvir: TJCE participa de encontro sobre desafios e metas para o Judiciário nacional

O juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Emílio de Medeiros Viana, participou de encontro em Brasília promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para debater sobre os desafios do Judiciário nacional até 2019. Também estiveram presentes a secretária especial de Planejamento e Gestão, Diana Pontes, e o secretário executivo do Fórum Clóvis Beviláqua, José Wilton Bessa de Macedo Sá.

Na reunião, realizada nos dias 11 e 12 de setembro último, magistrados e representantes da área de planejamento dos Tribunais de todo o país apresentaram propostas de metas para serem avaliadas e aprovadas pelos presidentes dos Tribunais, durante o VII Encontro do Judiciário Nacional, que ocorrerá em Belém (PA), nos dias 18 e 19 de novembro próximo.

O juiz Emílio Viana explicou que, na ocasião, foram apresentados os macrodesafios do Judiciário constantes do Planejamento Estratégico para o período de 2015-2019. Sobre as metas para 2014, no âmbito da Justiça estadual, ele adiantou que serão voltadas ao julgamento de processos, estabelecimento de parâmetros para a distribuição da força de trabalho destinada à área fim, implantação de gestão de custos e aumento do número de unidades judiciais com processo eletrônico. Também foi incluído mapeamento das competências de servidores e magistrados nos tribunais.

A secretária de Planejamento Diana Pontes informou que, para o planejamento estratégico nacional 2015-2019, o CNJ instituiu a Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário, “a qual oportunizará que cada Tribunal participe da elaboração do Planejamento Estratégico Nacional, o que fortalecerá ainda mais a definição de uma estratégia mais alinhada à realidade de cada segmento de justiça e região geográfica”. O juiz Emílio de Medeiros Viana é o representante do TJCE na Rede de Governança Colaborativa.